Qual o tempo de vida de uma pessoa com câncer no cérebro?

Perguntado por: otorres6 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Taxa de Sobrevida dos Tumores Cerebrais/SNC

Tipo de TumorTaxa de Sobrevida em 5 anos
20 a 44 anos55 a 64 anos
Astrocitoma de baixo grau73%23%
Astrocitoma anaplásico58%15%
Glioblastoma22%6%

A gravidade da doença dependerá do tamanho da lesão, localização, estado neurológico do paciente, e tipo do tumor (benigno ou maligno, grau de invasão, velocidade de crescimento, etc). Enquanto alguns tumores crescem lentamente durante anos ou décadas, alguns podem dobrar de tamanho em dias.

O GBM é o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno do cérebro, correspondendo a 15% de todos os tumores cerebrais. Mais comum em pessoas acima de 60 anos e apresentam prognóstico desfavorável, com sobrevida média após o diagnóstico de 12-18 meses com tratamento, e 3 meses sem tratamento.

Um glioblastoma é um tipo de astrocitoma e seu grau de malignidade é o mais avançado (grau IV), ou seja, extremamente agressivo.

É possível levar uma vida saudável após um tumor cerebral
Mas, segundo o especialista, a boa notícia é que boa parte dos tumores intracranianos são benignos. Ou seja, existe cura para eles. O mais comum deles, é chamado de meningioma, que pode ter cura após a cirurgia e, em algum casos, não precisa de operação.

Delírio é um problema bastante comum em pessoas com câncer avançado, ocorrendo em 15% a 30% dos pacientes internados e em até 85% das pessoas nas últimas semanas de vida.

Dependendo da localização, alguns tumores cerebrais podem apresentar sintomas específicos: Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo.

Causas de tumores cerebrais
As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas. Assim, eles não podem ser evitados. No entanto, pesquisas indicam que os tumores cerebrais aparecem quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais corretamente.

Os tumores cerebrais e da medula espinhal, assim como outros tumores, são causados por alterações do DNA no interior das células. O DNA é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas de todas as células. Nós normalmente nos parecemos com nossos pais, porque eles são a fonte do nosso DNA.

Permanecer tão saudável quanto possível é mais importante do que nunca após o tratamento do tumor cerebral. Parar de fumar e manter uma alimentação saudável pode ajudá-lo a reduzir o risco da recidiva e a protegê-lo de outros problemas de saúde.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

Tumores na parte frontal do cérebro podem, às vezes, causar alterações na personalidade, na linguagem e na forma de pensar. Se o tumor está localizado no cerebelo, que controla a coordenação, a pessoa pode ter problemas para se locomover e em outras funções do cotidiano.

O tumor metastático, ou tumor cerebral secundário, ocorre quando o câncer tem origem em outro órgão do corpo e se espalha pelo corpo até chegar na região do cérebro.

A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.