Qual o tempo de vida de uma empresa?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Historicamente, a vida média de uma empresa gira em torno de quarenta anos, de acordo com o holandês Arie de Geus, ex-vice-presidente da Royal Dutch Shell, mencionado no best seller de Peter Senge, A Quinta Disciplina.

De acordo com dados do Censo StartSe e informações publicadas em matéria do site da Exame, o tempo médio de maturação de uma startup fica entre dois a cinco anos.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no país é três vezes menor do que no início de 2019, ficando em menos de dois dias. Em 2019, o prazo médio era de cinco dias e nove horas e, atualmente, está em 47 horas.

Menos de 40% das empresas criadas no Brasil conseguem sobreviver após cinco anos de atividades, indicam dados divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Abrir e manter uma empresa no Brasil não é uma tarefa fácil, afinal de contas além de toda a burocracia, existem desafios internos que o empreendedor precisa enfrentar. De acordo com o IBGE, cerca de 60% das empresas fecham em até 5 anos após serem abertas.

Veja a seguir quais são elas!

  • 1.1. Existência. É a fase inicial, onde existem diversas possibilidades. ...
  • 1.2. Sobrevivência. Nessa etapa de expansão do negócio, ele já está formalizado. ...
  • 1.3. Sucesso. ...
  • 1.4. Decolagem. ...
  • 1.5. Maturidade.

Conhecer as etapas desse processo é fundamental para traçar estratégias de produção, marketing e vendas mais coerentes e eficazes.

  • Principais aprendizados deste artigo: ...
  • Fase 1 – Desenvolvimento. ...
  • Fase 2 – Introdução. ...
  • Fase 3 – Crescimento. ...
  • Fase 4 – Maturidade. ...
  • Fase 5 – Declínio.

O encerramento de atividades empresariais também é conhecido como encerramento ou dissolução de sociedade. A sociedade consiste na união entre duas ou mais pessoas com o objetivo de explorar uma determinada atividade econômica. Quando ela se rompe, ocorre o que chamamos de encerramento de sociedade.

De uma maneira geral, existem quatro fases no desenvolvimento de uma empresa: (i) start up; (ii) emergente; (iii) em evolução e (iv) madura.

5 passos para você fechar a sua empresa de forma correta

  1. 1º PASSO: Ata de Encerramento e Distrato Social. ...
  2. 2º PASSO: Emissão de Certidões. ...
  3. 3º PASSO: Regularização Tributária e Solicitação de Baixa. ...
  4. 4º PASSO: Protocolo do pedido de arquivamento na Junta Comercial. ...
  5. 5º PASSO – Baixa no CNPJ.

Ou seja, os motivos que levam um empreendedor a fechar a empresa antes de completar dois anos de existência podem variar desde problemas anteriores à abertura do negócio até falhas durante a gestão. Com toda a complexidade do empreendedorismo, pode ser difícil coordenar as atividades operacionais e estratégicas.

Antes da Lei 147/2014, o encerramento de uma empresa levava em média 102 dias. Mas agora, é possível fazer isso em apenas 24 horas! Se não houver nenhuma complicação durante o processo de encerramento no Portal do Empreendedor e no portal do Simples Nacional, você conseguirá dar baixa no MEI no mesmo dia.

Um dos principais fatores que levam uma empresa quebrar é a falta de dinheiro. Não tem como uma empresa sobreviver se não tiver dinheiro. Essa falta de dinheiro pode acontecer por diversos fatores, mas a principal é a ausência de gestão financeira. E não falamos só de controlar as contas a pagar e a receber.

Inexperiência e falta de capacitação dos empresários
Muitos empreendedores abrem o seu negócio sem possuir um devido conhecimento do mercado e sem uma adequada capacitação profissional. Assim, eles acabam tendo inúmeros problemas para conseguir atrair clientes e também para gerir a empresa financeiramente.

Segundo o SEBRAE, 7% dessas empresas fecham por falta de lucro, 20% encerram o negócio por falta de capital e quase 50% dos pequenos empresários do Brasil não sabem precisar se têm lucro ou prejuízo.

No Brasil existem 14,5 milhões de empresas. Entre elas, apenas 190, ou pouco mais de 0,01%, chegaram aos 100 anos de atividade. Crises, revoluções, mudanças na Constituição e trocas de moedas colidiram com esse grupo bem minoritário de companhias.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 48% das empresas brasileiras abertas possuem vida útil de menos de três anos.

50% das empresas quebram antes de 2 anos. De cada dez empresas criadas no Brasil, cinco quebram antes de completarem dois anos de existência. As que enfrentam mais dificuldades para sobreviver são as de pequeno porte, que empregam até nove funcionários e têm faturamento anual inferior a R$ 120 mil.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 48% das companhias brasileiras fecham em até três anos e o principal motivo é a falta de direção eficiente.

Neste momento é atingido o ápice da fertilidade. Os ossos e músculos se fortalecem e a alma e emoções também se tornam mais maduras. Nesta fase, geralmente, identificamos nossas principais afinidades e gostos. Este ciclo deve ser bastante dedicado a fazer planos e a consolidar princípios e valores.

Quando um ciclo se fecha, é porque necessitamos realizar algum aprendizado naquele contexto, para passarmos para a etapa seguinte. Os processos transitórios da vida não são exatamente efémeros, mas são etapas potencialmente criativas.