Qual o tempo de vida de um processador?

Perguntado por: abrito8 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

O processador é um componente que pode durar 5, 10, 15 e até 20 anos, dependendo da forma como você o usa e do cuidado geral com o componente. Mas alguns cuidados podem aumentar sua vida útil.

Há vários fatores que podem afetar o funcionamento das CPUs de um computador. Entretanto, existem 4 causas mais comuns que fazem o processador queimar ou ficar danificado: vida útil, superaquecimento, overclocking do PC, sobrecarga de energia elétrica.

Se o seu computador exibir um aviso de que o uso da CPU está em 100%, basicamente significa que a CPU está funcionando em sua capacidade máxima. Neste ponto, seu computador está tentando fazer mais trabalho do que seu limite, então pode ficar lento.

Outro problema é a redução na vida útil do processador. Isso acontece porque ao aumentar a tensão na CPU e as velocidades do clock, o estresse na peça também será maior. Quanto mais ela operar ao máximo, mais esforço irá fazer, e consequentemente, o desgaste será maior.

Contudo, saiba que um PC Gamer como foi descrito acima terá um tempo de vida útil bem reduzido. Isso quer dizer que dentro de 3 ou 4 anos, no máximo, ele já ficará obsoleto e não conseguirá acompanhar as evoluções dos jogos.

Listamos aqui algumas boas práticas que você pode adotar para aumentar a vida útil do hardware.

  1. Dê atenção às condições de ventilação. ...
  2. Faça limpezas com frequência. ...
  3. Redobre a atenção na hora do transporte. ...
  4. Utilize filtros de linha. ...
  5. Evite ligar/desligar excessivamente o PC.

O Intel Core i9-12900KS é o mais rápido e caro processador para games.

A quantidade de núcleos, threads e cache também influenciam diretamente na performance do sistema. Além disso, chips mais novos são fabricados com arquiteturas mais modernas, ou seja, um processador com 4,0GHz fabricado em 2015 pode ser mais lento que um chip de 3,5GHz lançado em 2020.

Nosso Mini Processador de 800ml, é ideal para picar uma cebola, dentes de alho ou fazer um molho pesto delicioso.
...
Podemos fazer massas, ralar alimentos, picar e ralar vários ingredientes em diferentes espessuras.

  • ralar uma cenoura;
  • ralar um queijo;
  • fatiar uma batatinha ou uma abóbora.
  • bater massas e muito mais!

O processador é o grande responsável por transformar dados em informações, como carregar páginas e fazer downloads . A velocidade na qual seu sistema executa programas, é, em parte, responsabilidade do processador.

As velocidades do relógio do processador são medidas em gigahertz (GHz), com um número mais alto sendo equivalente a uma velocidade do relógio mais alta. Os processadores multi-core foram desenvolvidos para ajudar as CPUs a funcionar mais rápido, pois ficou mais difícil aumentar a velocidade do relógio do processador.

Processador e Placa de vídeo em games
Em um cenário que você tem memória o bastante, tanto RAM quanto VRAM, a taxa de quadros na sua tela será a junção do tempo que o processador e a placa de vídeo levam para fazer cada quadro. Então ambos importam igualmente no resultado final.

Uma das características mais importantes do processador é justamente o clock. Em geral, afirmamos que a velocidade do clock indica mais agilidade na CPU. Isso pois a velocidade do clock mede o número de ciclos por segundos que a CPU executa. Logo, a velocidade do clock é medida em gigahertz.

4-5 anos mas varia muito.

Resumindo e respondendo sua pergunta: a vantagem de um processador mais rápido é: programas abrindo mais rápido e sendo executados mais rápidos; boot do sistema mais rápido. E "só" (como se tivesse muito mais coisa para ser feita em um computador).

A vida útil de ambos fica em torno de 14 a 20 anos nos de uso domésticos, para servidores, se colocado em uso doméstico, bem mais.

Vida útil de memórias = 10 a 15 anos.

O PC Gamer tem ótimas configurações para conseguir rodar os seus jogos favoritos, mas isso confere a ele uma alta capacidade também de executar materiais de estudo, trabalho e entretenimento. Além disso, os PCs gamer são altamente personalizáveis, permitindo assim que você o adeque de acordo com as suas demandas.

O overclock é um método usado para aumentar o desempenho de um componente do computador além dos padrões de fábrica. Essa é uma prática bem comum entre usuários mais experientes. Em geral, as pessoas forçam a “velocidade de clock” das peças, ampliando a quantidade de cálculos que a máquina pode realizar por segundo.