Qual o tempo de viagem para Marte?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

nove meses

Em média, a viagem para Marte, com a tecnologia disponível atualmente, levaria nove meses.

Na quarta-feira (16), o bilionário usou sua conta pessoal no Twitter para informar que vê 2029 como a data mais próxima para que os humanos consigam, finalmente, ir a Marte. Se isso se concretizar, a primeira viagem tripulada a Marte acontecerá 60 anos depois do primeiro pouso humano na Lua, em 1969.

Com as tecnologias adotadas hoje, uma viagem a Marte levaria de seis a nove meses, e o tempo total da missão poderia chegar a três anos.

Marte: O Planeta Vermelho
E porque a distância entre o Sol e Marte varia, a temperatura varia desde -125 graus Celsius no inverno Marciano até 22 graus Celsius no verão Marciano. A atmosfera Marciana é composta de mais de 95% de dióxido de carbono.

Qual o salário de um astronauta? De acordo com a página oficial de perguntas e respostas da National Aeronautics and Space Administration (NASA), a agência espacial dos Estados Unidos, um astronauta novato, que acabou de ser recrutado, recebe em média US$ 63.600 anuais, o que dá em torno de R$ 244 mil.

Atualmente, a espaçonave que levou menos tempo para chegar a Júpiter foi a da NASA Novos horizontesO arquivo foi clicado gigante de gás Em 405 dias, ou 1 ano, 1 mês e 9 dias no voo de 2007.

A distância da Terra ao Sol
O Sol fica a cerca de 150 milhões de km da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17 987 547 quilômetros).

O trilionário Elon Musk, dono da Space X, revelou que os primeiros tripulantes para uma futura missão a Marte podem não voltar vivos da viagem. A empresa espacial promete um pouso tripulado no planeta vermelho em 2026. Segundo ele, botas de astronautas podem tocar o solo marciano ainda nesta década.

Um estudo divulgado no periódico ScienceDirect indica que Marte poderia receber seres humanos caso tivesse uma magnetosfera, capaz de proteger a vida de condições climáticas altamente intensas. A pesquisa aponta ainda que seria possível fazer isso de uma maneira artificial.

Urano, o sétimo planeta do nosso sistema solar, só foi visitado uma vez durante um sobrevoo realizado pela sonda Voyager 2 em 1986. Agora os cientistas querem voltar para estudar o planeta e suas luas em detalhe.

planeta Vênus

O planeta Vênus é o segundo do nosso sistema solar a partir do Sol e o mais próximo da Terra, a apenas 61 milhões de quilômetros de distância.

O lançamento está programado para novembro de 2024. De acordo com a Nasa, a tripulação fará uma órbita em volta da Lua a bordo da nave espacial Orion, na missão Artemis 2.

  • Monte Olimpo. Olympus Mons é o vulcão mais extremo do sistema solar. ...
  • Valles Marineris. Marte não apenas abriga o maior vulcão do sistema solar, mas também o maior cânion. ...
  • Cratera Gale e Monte Sharp (Aeolis Mons) ...
  • Medusae Fossae. ...
  • 'Ghost Dunes' na bacia de Noctis Labyrinthus e Hellas.

Marte. A atmosfera de Marte é rica em gás carbônico. Durante o dia, a cor do céu é rosa, mas no nascer e no pôr do sol, as áreas próximas do Sol ficam azuis, em um efeito mais ou menos contrário do que acontece na Terra. Em 1970, as primeiras fotos divulgadas do planeta vermelho mostrava o céu azul.

Marte era coberto por gelo — e não quente e úmido, como se imaginava. A temperatura pode atingir 20ºC ou cair para -153ºC, o que varia de acordo com o período do dia e as estações. O planeta é mais frio do que a Terra porque sua distância do Sol é maior.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

Dwight D. Eisenhower

16 – O recorde de estadia ininterrupta em ambiente espacial é do cosmonauta Valeri V. Polyakov, que permaneceu na estação espacial soviética MIR por 437 dias e 18 horas.

Até o momento, somente dois brasileiros já viajaram ao espaço. Em junho de 2022, o jovem Victor Correa Hespanha se tornou o segundo brasileiro a sair da órbita da Terra. Antes dele, o primeiro astronauta brasileiro foi Marcos Pontes.

Chuva de diamantes em Urano pode não existir — mas em Netuno, sim!

Continuar lendo Quem nomeou Marte?