Qual o tempo de uma carga lenta?

Perguntado por: ulacerda . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

10 horas

Com a carga lenta, demora 10 horas para encher a totalidade da energia da bateria, 5 amperes por hora mais exatamente. A carga rápida é ao contrário, é bem mais rápida na hora de transmissão de energia para a bateria, cerca de metade do tempo.

A carga lenta serve para aplicação de pequenas correntes de energia.

É recomendável que a primeira carga seja feita de forma completa e para isso aconselha-se deixar o aparelho carregando por volta de 1 à 2 horas desligado.

Na verdade, indica-se que a primeira carga do aparelho seja completa, atingindo os 100% de maneira normal. Para responder quanto tempo deixar o celular novo carregando, vale colocá-lo desligado na tomada por volta de 1 a 2 horas. Em geral, um modelo novo chega com alguma carga de fábrica disponível para usar.

Às vezes, uma recarga lenta pode não ser culpa da bateria ou do carregador. Com o tempo, fiapos e poeira podem se acumular na porta de entrada do cabo, prejudicando o carregamento mais rápido e eficaz.

A tensão começa a crescer à medida que maior carga é adquirida, portanto, é recomendado mantê-la em uma faixa abaixo de 100% – entre 80% e 30%, para ser mais específico – para que o processo exija menor tensão, prolongando a vida útil da bateria.

Confira como:

  1. Passo 1: abra as configurações e selecione "Assistente do aparelho";
  2. Passo 2: em seguida, selecione "Bateria";
  3. Passo 3: na próxima tela, toque na aba "Carregar";
  4. Passo 4: por fim, desative a opção "Carregamento rápido".

Em geral, usar o celular enquanto carrega não afeta significativamente a vida útil da bateria do celular. No entanto, algumas coisas podem afetar a vida útil da bateria, incluindo: Temperatura: usar o celular em ambientes muito quentes ou frios pode afetar a vida útil da bateria.

Como carregar o celular mais rápido

  1. Desligue o celular. ...
  2. Ative o modo avião. ...
  3. Use um cabo de qualidade (prefira o original) ...
  4. Carregue na tomada. ...
  5. Evite o carregamento sem fio. ...
  6. Não abra mão do carregamento rápido.

Diferença entre carga lenta e carga rápida
O tempo que irá demorar, para essa bateria ser totalmente carregada do zero, é de 10 horas. No caso da carga rápida, o tempo de espera cai pela metade, tudo porque há um grande fluxo de energia sendo transmitido até a bateria automotiva.

A principal causa do chamado efeito memória é, sem dúvida, recarregar a bateria sem que ela tenha gasto toda sua carga ou então retirá-la da carga sem que esta esteja terminada por completo.

Ao contrário do que muitos acreditam, é melhor carregar o seu aparelho várias vezes por dia e por pouco tempo do que de uma vez só. E mais: seria melhor que a sua bateria nem atinja 100%. A longevidade das baterias é medida em ciclos e quanto mais vezes ela for de zero a 100%, mais rápido seu desempenho vai cair.

Cuidados a serem tomados
Como podemos concluir, não há problema nenhum deixar o celular carregando a noite toda, é até indicado porque assim você já começa o dia com a carga cheia.

Ao ativar a opção, o smartphone para de receber mais carga quando atingir o nível de 85% da capacidade, o que dará uma segurança para a bateria do aparelho sem impactar tanto em sua autonomia fora da tomada.

Mas se você possui o hábito de tirar o celular do carregador antes dos 100%, pode ficar tranquilo. Talvez essa seja a melhor decisão para o seu smartphone. Segundo alguns especialistas, essa pode ser uma boa escolha para a vida útil do aparelho, por mais incrível que possa parecer.

Quando o celular está descarregando rápido, pode também ser devido ao aquecimento do aparelho — seja ele interno ou externo. Em caso de problema interno, o ideal é levar o aparelho a uma assistência técnica especializada para identificar as causas.

Celular esquentando ao carregar, por exemplo, nem sempre é sinônimo de problema. Principalmente, se estiver usando o carregamento rápido. Isso vai deixá-lo com temperatura mais alta, já que naquele momento o aparelho recebe diretamente energia de outra fonte.