Qual o tempo de repouso para cirurgia de abdominoplastia?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

Além da postura, a recuperação da abdominoplastia envolve uma série de outros cuidados. O paciente também precisa evitar esforços, não dirigir por pelo menos duas semanas, usar cinta cirúrgica por pelo menos 2 meses e até mesmo evitar alimentos que provocam o acúmulo de gases.

Após uma abdominoplastia, devido a sutura dos músculos reto abdominais para corrigir a diástase (abertura) dos músculos, é necessário aguardar 60 dias para realizar qualquer tipo de esforço abdominal ou atividade física.

Dormir na posição reclinada pode ser desconfortável, mas você só precisa fazê-lo pelo menos nos primeiros dias. Embora seja melhor se você puder prolongar o tempo que está nessa posição, após as primeiras semanas, você já pode mudar para uma posição mais confortável para diminuir o desconforto.

Sim, quem faz abdominoplastia pode voltar a ter barriga. Porém, é comum também acontecer o contrário. Muitas pacientes apostam em um emagrecimento progressivo antes da cirurgia, ou seja, aquele que ocorre aos poucos e não de uma vez com dietas malucas que prejudicam a saúde.

Não levante pesos acima de 03 quilos. Evitar dirigir automóveis nos primeiros 20 dias de pós-operatório. Coloque o cinto de segurança de modo não comprimir a região operada. Assim que liberada para tomar banho completo, geralmente após a abdominoplastia 3-5 dias , proceda da seguinte forma.

andar curvando as costas e apoiando as mãos na barriga — isso proporciona mais conforto e alivia a dor. Essa postura deve ser mantida nos primeiros 15 dias ou até que não haja mais dor; sentar-se em cadeira com encosto, apoiando os pés no chão; não retirar a cinta modeladora nos primeiros 8 dias, nem para dormir.

Alguns acessórios deverão ser interrompidos temporariamente: Óculos após Rinoplastia ou Otoplastia (30 dias), calças jeans após Lipoaspiração (30 a 60 dias), salto alto após Abdominoplastia (3 semanas).

Evite esforço físico nos primeiros 30 dias
Um dos cuidados mais essenciais com a cicatriz da abdominoplastia é evitar esforço físico ou carregar peso nos primeiros 30 dias! Isso porque desrespeitar o tempo de repouso recomendado pelo seu cirurgião plástico pode causar até mesmo a abertura da cicatriz.

Duração média da recuperação da abdominoplastia
O pós-operatório da abdominoplastia requer muito repouso, principalmente nos primeiros 10 dias. Após 15 a 20 dias pode regressar ao trabalho; Após 30 a 45 dias pode começar a fazer exercício físico de forma gradual, começando por exercícios leves.

Quantos dias após a abdominoplastia posso subir e descer escadas? De modo geral, evitar esforços de subir e descer escadas nos primeiros 7 a 10 dias dias após a abdominoplastia é a rotina mais indicada pela maioria dos cirurgiões plásticos, justamente para que não haja pressão excessiva na região que está cicatrizando.

Em princípio indica-se o uso da meia pós-cirurgia para o período que vai de 2 até 7 dias após o procedimento. A saber, as primeiras 48 horas após a cirurgia sempre são as mais críticas para evitar a formação de trombos. Normalmente, recomenda-se o uso da meia durante o dia, retirando-a antes de ir dormir.

Cinta pós-cirúrgica abdominoplastia: preço
Quando a paciente tira a cinta vai ficar um bom tempo sem o uso do acessório, com o abdômen solto, se não tiver outro modelo para vestir. Ficar sem essa proteção pode prejudicar o processo de cicatrização.

Embora a abdominoplastia não seja, de forma alguma, um procedimento de emagrecimento, as pacientes costumam, sim, notar uma diferença na balança. Com a remoção de pele e gordura, pode haver uma perda entre 1,5 a 4,5 kg.

Os principais riscos da abdominoplastia são tratáveis e evitáveis. De forma geral, os riscos podem envolver: necrose, umbigo fechado e trombose.

A queixa de “estômago alto” acontece principalmente nos primeiros meses após a cirurgia. Ela é associado ao edema (inchaço) causado pela organização dos tecidos de cicatrização. A drenagem linfática pode ajudar bastante nesses casos.

A paciente, ao levantar-se da cama ou durante o banho, poderá apresentar tontura e até desmaio. Neste caso não é aconselhável levantar-se ou tomar banho sozinha nos 2 primeiros dias. Sempre que for se levantar, aguardar uns 5 minutos sentada antes de levantar-se e andar.

Não fique o tempo todo deitada, ande mais. Pequenas caminhadas estimulam o peristaltismo intestinal. Jamais use laxantes! Se não resolver sozinha, comunique imediatamente o médico, ele pode prescrever o tratamento mais adequado como lactulona, supositório de glicerina e, em último caso, até fleet enema.