Qual o tempo de repouso após a realização de um AMIU?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

O AMIU é um procedimento simples, e geralmente sem intercorrências, mas pode causar dores em cólicas , que geralmente duram até 3 dias. Essas cólicas são agravadas por esforço físico. Por isso é recomendado evitar grandes esforço durante 3 dias.

Geralmente 15 dias são suficientes para retorno as suas atividades de vida habituais e atividades físicas. Converse com o seu médico sobre essa liberação.

já faz sete dias que fiz AMIU, já posso fazer todas minhas atividades, andar de moto etc? O ideal seria um repouso de 7 dias, após esse período, vida normal. Caso sinta dor ou sangramento, procurar manter repouso e entrar em contato com seu medico assistencialista.

Um estudo realizado com 1.769 pacientes tratadas com AMIU mostrou que a técnica foi efetiva em 99,5% dos abortamentos de até 12 semanas de idade gestacional. As complicações encontradas foram: infecção (0,7%), retenção de restos ovulares (0,5%) e perfuração uterina (0,05%)10.

Segundo especialistas, cerca de 15% a 20% das mulheres perdem seus bebês nas primeiras 12 semanas de gestação, mas isso não quer dizer que o risco de sofrer um aborto é maior numa segunda gravidez, mesmo que ela aconteça logo após a primeira.

Podem ser feitos sob sedação ou anestesia geral, ou ainda raqui anestesia ou peridural.

A AMIU tem um custo prévio maior, mas pode ser feito no ambiente do ambulatório, demanda equipe menor, a recuperação é melhor. Ou seja, há uma economia lá na frente, em relação à curetagem, que precisa ser considerada. O Ministério da Saúde concorda, em nota, com a economia gerada pela AMIU.

A partir de: R$ 378ou 1x de R$ 378,00 sem juros no cartão de crédito.

Recomenda-se repouso de aproximadamente sete dias após o procedimento.

A curetagem é realizada no hospital e utiliza anestesia. A recuperação é rápida e a paciente pode receber alta no mesmo dia, a não ser que tenha tido um sangramento importante ocasionado pelo aborto.

15 dias

Após um abortamento e curetagem, é recomendável o afastamento de suas atividades de trabalho para convalescença. O repouso deve ser físico e sexual. Esse repouso geralmente é de 7 a 15 dias. Retorne no seu médico ou no serviço onde realizou a curetagem e solicite seu atestado médico.

Comece no orifício cervical fazendo uma espiral para fora sem repetir áreas. Repita até que o orifício cervical tenha sido completamente coberto pelo anti- séptico. O bloqueio paracervical é necessário antes da AMIU. Faça o bloqueio paracervi- cal com 20 cc de lidocaína a 1% ou 10 cc de lidocaína a 2%.

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

A técnica da aspiração manual intrauterina (AMIU) é indicada para úteros de tamanho equivalente a, no máximo, 12 semanas de gestação.

Perfuração uterina
Se perfurada, pode implicar em graves consequências, tais como lesões na bexiga, intestino e nas trompas, esterilidade devido a infecção e obstrução das trompas, possibilidade de remoção do útero e risco de hemorragia e morte.

Uma mulher pode ovular [liberar um óvulo para fertilização] e engravidar antes do próximo ciclo menstrual após um aborto”, afirma a Dra. Jones. Uma pesquisa do Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas confirma essa afirmação.

A maioria das mulheres que passa por uma gravidez anembrionada pode engravidar naturalmente em alguns ciclos, mas recomenda-se o repouso do corpo por pelo menos 3 meses antes de tentar uma nova gestação.