Qual o tempo de presa para o gesso odontológico?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

5-10 minutos

Para o gesso comum, o tempo de presa é de 5-10 minutos, enquanto para o gesso-pedra pode ser de até 20 minutos. As características de manipulação são controladas pela inclusão de vários aditivos. Aditivos que aceleram o processo de presa são a gipsita (<20%), o sulfato de potássio e o cloreto de sódio (<20%).

O tempo de espatulação é de 3 minutos.

Tempo de presa: 8 a 10 minutos.

Se a substância química adicionada diminuem o tempo de presa, é chamada aceleradora e se aumenta é chamada retardadoras. É relativamente difundida a utilização de certa quantidade de cloreto de sódio adicionado à água para a espatulação do gesso, com a finalidade de acelerar a presa deste material.

de 9 a 12 minutos

Já o gesso rápido, pelo contrário, seca bem mais rápido, de 9 a 12 minutos até pegar forma depois de aplicado. Ele deve ser utilizado para fins específicos, como para fazer pequenas reformas e trabalhos manuais ou artesanais, fundir molduras e revestir superfícies internas.

Tempo de presa: O tempo de presa corresponde ao intervalo desde o início da manipulação até o material apresentar um grau de polimerização ou de geleificação suficiente para garantir que o material esteja predominantemente elástico e que, portanto, pode ser removido da boca e garantir a recuperação elástica esperada ...

Deve-se aguardar 20 minutos antes de vazar o gesso, assim o material terminará a sua presa otimizando o resultado final.

O tempo de manipulação do alginato odontológico varia de acordo com cada fabricante. Sendo o tipo 1 - presa rápida: de 1,5 a 3 segundos e tipo 2 - presa normal: 3,5 a 4,5 segundos.

Gesso do tipo IV – O gesso do tipo IV, também nomeado como gesso pedra especial, tem como principais características a dureza e a resistência. Além disso, ele possibilita a realização de procedimentos com maior precisão. Sua constituição inclui pedras de baixa expansão para confecção de troqueis e modelos.

Posso pendurar varal de roupa? Tirantes de aço formam uma malha metálica, na qual são parafusadas as placas de gesso. Com buchas específicas pode-se prender objetos de até 3 kg diretamente no gesso.

O gesso Especial Hércules Tipo IV é indicado para trabalhos que exijam precisão, é do tipo alfa, possui granulometria fina, alta resistência mecânica, baixa expansão, brilho nacarado e sedoso, características que facilitam o processo de acabamento do modelo.

Tempo para desenformar O tempo médio para desenformar a peça é de aproximadamente 15 a 20 minutos, porém alguns gessos em pó secam bem mais rápido, então é importante fazer o teste dando pequenos toques no gesso para verificar se ele já está duro.

O tempo mínimo para vazar o gesso é de duas horas e o máximo é de 28 dias após a moldagem. Caso o dentista não respeite esse tempo, pode haver a incorporação de bolhas no modelo de gesso.

Já o Gesso lento é destinado ao revestimento de paredes e tetos de alvenaria, de blocos cerâmicos ou de concreto, além do revestimento de lajes e pilares. Esse produto possui tempo total de trabalho de 60 minutos e reduz as fases de chapisco, emboço e reboco a uma única aplicação.

O gesso lento, como o próprio nome já diz, demora mais para endurecer, o que garante um tempo adicional para manuseá-lo. Este gesso é utilizado em paredes de concreto, tijolos cerâmicos, alvenaria e tetos. Já o gesso rápido costuma secar e pegar forma em pouquíssimo tempo, de 9 a 12 minutos.

Hidratação, pega e endurecimento
O início de pega depende o constituinte de pega mais rápida, e o endurecimento, do mais lento. Do ponto de vista prático, a pega do gesso se encerra em até 45 minutos mas o mesmo continua ganhando resistência por até 20 horas.