Qual o tempo de memória de um peixe?

Perguntado por: iporto . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

2 segundos

Convencionou-se que, em geral, os peixes têm uma capacidade de memória de apenas 2 segundos.

A afirmação vem do mito de que a memória do peixe Dourado dura apenas três segundos. No entanto, estudos apontam que a memória desse peixinho pode durar vários meses.

Os peixes dourados são conhecidos por seus tons alaranjados e memórias terríveis. Popularmente, acredita-se que essas criaturas têm apenas uma recordação de 3 segundos.

Alguns podem durante algumas horas, alguns dias e alguns anos! Os perioftalmos saltam para terra e até se pegam às árvores. Outros têm patas e podem caminhar na terra respirando ar durante poucos dias.

Peixes e frutos do mar
Prazo: peixe magro, até seis meses, e gordo, como também os frutos do mar, até três meses.

Peixes tem memória
Eles conseguem lembrar de seus predadores por meses e algumas espécies conseguem reconhecer os rostos das pessoas. Carpas, por exemplo, também sabem evitar anzóis até um ano depois de serem pescadas. Será que eles veem um pescador e pensam “vou vazar daqui porque o inimigo chegou”?

Isso acontece porque os peixes não possuem estrutura cerebral, nem terminações nervosas suficientes que permitam vivenciar sensações de dor. Ainda de acordo com o estudo, quando o animal se debate após ser fisgado, ele esta apenas reagindo de maneira inconsciente e não sofrendo.

Ainda há muito o que ser pesquisado sobre as lembranças dos pets e, até o momento, não há nenhum estudo que defina quanto tempo dura a memória de um cachorro. No entanto, se o seu receio é sair para viajar por um mês e, quando voltar para casa, o peludo não te conhecer mais, pode ficar tranquilo.

Parte piada, parte mito, a memória dos peixes tem sido catalogada como a mais efêmera do mundo animal. Porém um estudo feito por pesquisadores australianos concluiu que os peixes não somente podem se lembrar de seus predadores por pelo menos um ano como também têm uma capacidade de aprendizagem excelente.

1. Água-viva. As águas-vivas, longe de ser possível testar sua inteligência, são consideradas um dos animais menos inteligentes que existem porque não possuem cérebro ou sistema nervoso central.

Na verdade, a memória do cachorro é mais complexa, composta por sensações olfativas, auditivas, visuais e de paladar. Esses dados então serão armazenados na memória de curto e longo prazo, de acordo com as necessidades do animal, e baseadas nos instintos básicos da espécie.

Como nos mamíferos, esses receptores cerebrais no peixe consistem de uma série de estruturas anatômicas: sinais chegam para a amígdala e são processados por um filtro emocional, enquanto o hipocampo é para memória, mas também tem um papel importante na orientação espacial.

Todos nós já ouvimos falar em como a memória de peixe é curta, mas, pesquisadores descobriram que se trata apenas de um mito. Na verdade, a memória de peixe pode ir mais além do que imaginávamos. De acordo com a crença popular, os peixes são desprovidos de memória, esquecendo-se de tudo o que vê após poucos segundos.

“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa, que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente. Esta expressão popular surgiu a partir da observação de uma característica marcante e fascinante sobre os elefantes.

Postado por PETZ, em Atualizado em Jan 4, 2021
Isso ocorre pois nossa fisiologia é adaptada para retirar oxigênio do ar atmosférico. Mas, no caso de animais aquáticos, como os peixes respiram? Com algumas poucas exceções, é justamente quando estão fora de seu habitat que eles asfixiam.

"Se tirar um peixe da água, ele morrerá ; e quando remover uma árvore do solo, ela também morrerá. Da mesma forma, quando o homem se desconecta de DEUS, ele morre. Deus dá vida e nos nutre verdadeiramente. Portanto, a água sem peixe ainda é água, mas peixes sem água não são nada .