Qual o tempo de duração da menopausa?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Porém, ela pode durar qualquer período entre alguns meses a cerca de 8 anos (3, 6). Cerca de 1 em cada 10 pessoas pode vivenciar a transição de forma mais abrupta, com apenas alguns meses de irregularidade menstrual. Essas pessoas também tendem a relatar menos sintomas, como as ondas de calor (3).

Quais os sintomas da menopausa?

  • Ondas de calor. As ondas de calor ocorrem devido a redução dos hormônios sexuais. ...
  • Irritabilidade. ...
  • Ausência de menstruação e ciclo irregular. ...
  • Alterações vaginais. ...
  • Cansaço. ...
  • Suores noturnos e dificuldade para dormir.

No climatério há uma diminuição das funções ovarianas, fazendo com que os ciclos menstruais se tornem irregulares, até cessarem por completo. Estatisticamente, a menopausa ocorre, em média, aos 50 anos. O climatério tem início por volta dos 40 anos e se estende até os 65 anos.

A menopausa é o fim permanente das menstruações e, consequentemente, da fertilidade. Por vários anos antes e logo após a menopausa, os níveis de estrogênio variam muito, as menstruações tornam-se irregulares e podem ocorrer sintomas, como ondas de calor. Após a menopausa, a densidade óssea diminui.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

Chá de dong quai (angelica sinenses) e camomila
Um estudo mostrou que a combinação de dong quai e camomila pode reduzir as ondas de calor da menopausa em até 96%.

A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, manter hábitos saudáveis e manter acompanhamento de saúde.

Uma das razões para este fenómeno é a queda nos níveis de estrogénio, o que leva ao aparecimento de gordura na zona abdominal. Não se preocupe!

Esse período pode durar vários anos e é dividido em quatro fases: pré-menopausa, perimenopausa, menopausa e pós-menopausa.

O climatério pode ser percebido e diagnosticado principalmente por seus sintomas, que são:

  1. Irregularidades na menstruação;
  2. Falta de desejo sexual;
  3. Alterações bruscas de humor;
  4. Ondas de calor repentinas;
  5. Secura vaginal, podendo gerar coceira;
  6. Diminuição do tamanho dos seios;
  7. Dor nas articulações.

O intervalo da transição menopausal, chamado de perimenopausa, é definido pelo início de sintomas climáticos até 12 meses depois do término das menstruações. Já a menopausa é definida como o término permanente das menstruações, quando a mulher não apresenta mais menstruação por mais de 12 meses.

FSH. Esse é feito com base em amostras de sangue. O FSH (Hormônio Folículo-Estimulante) tem como principal função estimular a maturação dos óvulos no período fértil. Os valores variam de acordo com o ciclo menstrual e idade da mulher.

Para a mulher que está na menopausa é importante fazer mudanças na alimentação, pois os alimentos ajudam e muito no alívio dos sintomas, como os vegetais. Também conhecidos como fitoestrogênios, esses hormônios vegetais meio que substituem a ação do estrogênio no organismo.