Qual o tempo de colheita da mandioca?

Perguntado por: anascimento9 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

Após o cultivo, quanto tempo para colher a mandioca? Na maioria das vezes, o tubérculo está pronto para ser colhido entre 14 e 16 meses após o plantio.

Técnicos da Emater garantem que com adubação e podas certas a mandioca pode ficar até 4 anos na terra.

A adoção da poda em plantas de mandioca no período de repouso fisiológico (maio a junho) aumenta a produção de raízes e estas tendem a apresentar mais massa seca e menor rendimento de farinha, ao final do ciclo, e redução de parte aérea, durante a poda.

O consórcio mandioca + milho é também bastante usado no Brasil, normalmente plantando-se uma fileira de milho entre duas de mandioca, no espaçamento de 1,00 m entre as fileiras do milho e de 0,20 m a 0,40 m entre covas na linha.

De modo geral, a lua crescente é a melhor fase para cultivos de plantas que crescem para fora da terra. Nesse estágio, a seiva está presente em quase toda estrutura da planta, desde o caule, os ramos e as folhas.

Como escolher
Verifique se a casca está intacta. Quanto mais fina estiver a casca, com manchas, machucados ou com a polpa aparecendo, menos fresca é a mandioca. Observe a polpa na parte cortada da raiz: ela deve ter cor uniforme, sem manchas escuras ou azuladas, e deve estar úmida.

Qual mandioca plantar
Para ter um bom resultado com a produção, vale pesquisar qual é a mais aceita na sua localidade. Em geral, as variações têm a ver com a casca (escura ou clara) e a polpa (branca ou amarelada). Contudo, o mais impactante realmente é a diferenciação entre mandioca-brava e mandioca-mansa.

CICLO DA MANDIOCA BROTAÇÃO: 8 – 15 DIAS.

4. Para verificar se ficará macia, corte a mandioca no meio com uma faca. A faca deve deslizar facilmente, não encontrando resistência. Se for fácil de cortar, a mandioca estará macia após o cozimento!

Levando em conta as características da macaxeira, O Agro e Jardim considera que há dois ciclos propícios para o cultivo da mandioca, isso é: a lua nova e a minguante. Aliás, esses períodos também são ideais para a adubação e poda da planta.

A deterioração fisiológica ocorre em 48-72 horas depois da colheita, e é mais importante para a mandioca de mesa do que para a mandioca destinada à indústria porque altera a aparência do produto e ocasiona perdas (LORENZI, 2003).

Os mais importantes agentes causadores da podridão radicular são os fungos Phytophthora sp e Fusarium sp, não somente pela abrangência geográfica, mas principalmente pelas severas perdas na produção.

Temperatura e umidade para mandioca. A cultura da mandioca é capaz de se adaptar em diversas condições climáticas. No caso do Brasil, é possível plantá-la desde em regiões chuvosas e muito úmidas, como na Amazônia, até em regiões de seca e semiáridas, como no Nordeste e Centro-Oeste.

Os pesquisadores recomendam escolher partes mais grossas da maniva, com 2 cm de diâmetro e fazer cortes retos em pedaços de 15 cm a 20 cm de comprimento. "O corte reto enraíza mais", explicou Inocêncio. "Basta um pedaço bem selecionado por rama, de maniva com vigor", reforça o pesquisador.

APLICAÇÃO DO ADUBO – Para o processo de calagem, é necessário, portanto, utilizar calcário dolomítico, vale ressaltar que ele já fornece cálcio e magnésio.

- As plantas devem ser produtivas, ou seja, com grande número de raízes, pois a produtividade da mandioca depende do número de raízes, esta é uma característica genética das variedades; - As melhores ramas para fazer mudas são as provenientes da haste principal da planta e do terço central desta.

Plante o caule com 2,5 cm de comprimento. Se você plantar mandioca em pé, terá um rendimento maior, porém a colheita será mais trabalhosa. Já se você plantar na horizontal, as raízes ficarão mais superficiais, facilitando a retirada.

R$ 100,00. (até 11 X R$ 10,74)

O solo deve ser arado e gradeado para eliminar compactação e desfazer torrões. Aconselha-se fazer duas arações, a primeira dois meses antes do plantio, e a segunda no plantio, seguida de gradagem. - Calcário: a mandioca é bastante exigente em cálcio e magnésio, que devem ser fornecidos pela aplicação de calcário.

LUA MINGUANTE
Colher alimentos de raiz, como beterraba, batata, cenoura e mandioca; Podar galhos e ramos que você não quer que voltem a crescer; Fazer controle de pragas; Germinar sementes.

Nas raízes, a influência da lua minguante favorece a colheita, quando a seiva da planta esté fluindo com mais força para baixo, como nos cultivos da batata, cenoura, beterraba, mandioca, gengibre, açafrão e inhame.