Qual o templo que Jesus pregava?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.3 / 5 20 votos

templo de Jerusalém

O templo de Jerusalém era centro de romarias e peregrinações.

12 E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; 13 E disse-lhes: Está escrito: A minha acasa será chamada casa de oração; mas vós a tendes convertido em bcovil de ladrões.

O templo de Deus, que sois vós, é santo” (I Coríntios 3:16–17). Seu corpo é um templo para seu espírito. Assim como você trata os templos com respeito, deve tratar seu corpo com respeito. Você pode fazer isso obedecendo à Palavra de Sabedoria (ver D&C 89), vestindo-se com recato e mantendo o corpo puro.

"Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga de Cafarnaum e começou a ensinar. Todos ficavam admirados com o seu ensinamento: pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres". Assim se lê no evangelho de hoje, 4º domingo do tempo comum (Mc 1, 21-28).

O Segundo Templo foi aquele que o povo judeu construiu após o regresso a Jerusalém, findo o Cativeiro Babilônico, no mesmo local onde o Templo de Salomão existira antes de ser destruído. Manteve-se erigido entre 515 a.C. e 70 DC, tendo sido, durante este período, o centro de culto e adoração do Judaísmo.

No ano 70 d.C., o templo foi completamente destruído pelo fogo por ocasião da invasão de Jerusalém pelos romanos sob as ordens de Tito.

Trata-se da passagem em que Jesus Cristo expulsa os vendedores que ocupavam o templo, que é a Casa do Senhor. Na verdade, Ele fez isso duas vezes.

No ano 70 d.C, o Segundo Templo foi destruído pelo general romano Tito, que recebeu a tarefa de sufocar uma revolta na então Judeia. Jerusalém foi incendiada e, do templo, sobrou apenas o Muro.

templo de Jerusalém

O templo de Jerusalém era centro de romarias e peregrinações.

Simeão, um homem justo que morava em Jerusalém, estava no templo. O Espírito Santo disse-lhe que ele veria o Cristo antes de morrer. Simeão viu o menino Jesus no templo. Ele O pegou nos braços e louvou a Deus.

Na semana anterior à Sua morte, Jesus voltou ao templo em Jerusalém mais uma vez e expulsou as pessoas que estavam comprando e vendendo coisas. Ele curou as pessoas que estavam sofrendo. Depois, foi ficar na casa de Lázaro, Maria e Marta.

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

A palavra latina “templum” equivale ao hebraico “beth Elohim” e significa habitação de Deus; sendo assim, é literalmente a casa do Senhor. Essas estruturas foram edificadas em diversas épocas, tanto por adoradores de ídolos quanto por seguidores do Deus verdadeiro e vivo.

I Reis 5–7: Salomão Constrói um Templo.

Foi a beira do Mar da Galiléia, que Jesus começou a pregar. Eram palavras simples. Mas que tinham muita força. Saíram de lá e se espalharam, primeiro pela região, pra depois, alcançar o mundo inteiro.

mulheres, escravos e crianças.

As sinagogas são espaços usados para diversos propósitos além da oração comuni- tária, como, por exemplo, a leitura pública e estudo do Tanakh, a Bíblia Hebraica, em especial, mas não somente o Pentateuco, isto é, a Torá Escrita; no entanto, como já dito, uma sinagoga não é necessária para nenhum elemento do culto ...

De todos os templos da Antiguidade, o mais célebre foi o de Jerusalém, que viria a ser o coração espiritual do judaísmo. O templo de Jerusalém tem três fases na sua história: o templo de Salomão, o templo pós-exílico e o templo de Herodes.

o Templo de Salomão

Escavações em Tel Motza, à leste de Israel, revelaram a presença de um templo antigo contruído no mesmo período em que o Templo de Salomão, também conhecido como Primeiro Templo. Segundo um estudo publicado no Biblical Archaeology Review Professor, a descoberta desafia algumas passagens da Bíblia sobre aquela época.

Em Esdras 3, lemos como os judeus que retornaram sob a direção de Zorobabel e Jesuá (o líder dos sacerdotes) começaram a reconstruir o templo. Eles começaram pelo altar, para que pudessem realizar os sacrifícios ordenados pela lei de Moisés. Depois, começaram a construir os alicerces.

Pelas narrativas bíblicas, o primeiro Templo foi construído no monte Moriá pelo rei Salomão, tendo sido destruído pelos babilônios no ano 586 a.C., enquanto o segundo Templo foi construído depois do exílio na Babilônia, a partir de 539 a.C., durando até sua destruição pelos romanos no ano 70 d.C.