Qual o temperamento mais vingativo?

Perguntado por: ecosta . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

O melancólico artístico é mais sensível e romântico. Já o científico é mais frio e calculista. Ambos tem dificuldades em demonstrar as suas emoções, porque não gostam de se expor. Isso contribui para o seu jeito rancoroso e vingativo, que pode vir a surgir.

Temperamento Melancólico
Porém, apresentam grandes dificuldades em expor suas emoções e sentimentos aos outros.

Fleumático: aqueles com temperamento fleumático são calmos, pacientes, estáveis e equilibrados. Eles são bons ouvintes e podem ser um pouco introvertidos.

O temperamento fleumático é também frio, assim como o melancólico, porém difere-se pela qualidade úmida. Ou seja, a ÁGUA é o símbolo desse temperamento.

O temperamento fleumático está relacionado à linfa e ocorrem nas pessoas mais pacíficas, consideradas fáceis de lidar, que dificilmente perdem o controle diante de alguma adversidade. Gostam da rotina e, geralmente, preferem ambientes com tranquilidade e silêncio.

Temperamento Colérico Fleumático (Col-Fle)
Têm dificuldade em reconhecer os seus erros, são bastante teimosos e podem guardar ressentimento e amargura.

O temperamento explosivo é categorizado por explosões emocionais envolvendo demonstrações de raiva, frustração ou desprazer.

Uma pesquisa revelou os temperamentos mais comuns entre os brasileiros. São doze tipos, entre eles: ansioso, obsessivo, impaciente, irritado, eutímico, ciclotímico. O temperamento ansioso é um dos mais comuns entre os brasileiros.

O melancólico é muito sensível, retraído, pessimista e procura o isolamento e a solidão. É também suscetível, rancoroso e difícil de se reconciliar; tende a ser inseguro e muito vulnerável, lento no trabalho, indeciso e introvertido. Tende a ser muito criativo e perfeccionista.

Bilioso ou Melancólico é o temperamento característico de pessoas com muita energia, pouca excitação, tristes, sonhadoras, idealistas, perfeccionistas, muito inteligentes e que têm como grande qualidade à profundidade.

Já a personalidade forte pode ser definida por um temperamento marcante. Em geral, são pessoas que não passam despercebidas no convívio com outros. Defendem suas opiniões com firmeza e sabem se impor mesmo quando estão sob pressão. Normalmente, são pessoas independentes, objetivas e determinadas.

Era otimista, sabia defender o Evangelho com a voracidade de um colérico e mantinha o controle das situações na maioria das vezes.

Fraquezas. Já as fraquezas do temperamento melancólico são: introversão, dificuldade em falar o que pensa e sente. Além disso, algumas vezes é muito controlador.

Têm um temperamento explosivo, falam o que pensam, sem filtrar muito as palavras e, não muito raro, colecionam inimizades. Essas são algumas características atribuídas a pessoas de personalidade forte.

Colérico: quente e seco
Ardente como o Fogo. Impulsivos, cheios de energia, vitalidade lá em cima. Dados à competição, facilmente saem na liderança e têm talento para delegar. Tendem à agressividade e podem ser impositivos, como o sol abrasador do verão.

Colérico (QUENTE E SECO): Esse temperamento vem do elemento fogo. De uma forma geral, as pessoas com esse temperamento são expansivas, têm a capacidade de liderar, são extrovertidas, leais e assertivas. Não tomam decisões para agradar os outros, mas para perseguirem seus objetivos e ideais.

O Dominante
Pode ter atitudes dominadoras, tentando a todo custo ser o líder. Como guarda muito os fatos que acontecem, pode ser muito rancorosa. O dominante gosta muito de falar e emitir opiniões, mas sua comunicação é focada principalmente em convencer o outro de seus argumentos e exercer sua posição de liderança.

Os temperamentos são características individuais e genéticas dos seres humanos, existe no nosso código genético, nós não podemos mudá-los, mas melhorá-los e evoluir as qualidades, cada estudante pode possuir dois ou três temperamentos de forma percentual, sendo um dominante e uns fortes outros fracos.

Seja na escola, na faculdade, no trabalho ou até mesmo na própria família, todo mundo conhece alguém com temperamento difícil. Essas pessoas não aceitam ser criticadas, reclamam constantemente, têm humores oscilantes e geralmente têm uma dificuldade enorme em se colocar no lugar do outro.

Como lidar com pessoas de personalidade forte?

  1. Procure entender a situação da perspectiva do outro.
  2. Não levar as coisas para o lado pessoal.
  3. Ajude a pessoa a controlar o temperamento.
  4. Use a inteligência emocional ao seu favor.
  5. Conte com suporte especializado.

Entre os apóstolos, São Pedro, com seu jeito alegre, volúvel, generoso e bom, é o tipo clássico do temperamento sanguíneo.