Qual o tema central do poema O Deus-verme?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O tema central é a fragilidade humana. O autor do poema mostra como é imensa a fragilidade do ser humano, e como é certeira a sua fatalidade, sua morte. Os versos vão desconstruindo tudo o que, em vida, as pessoas acham importante, mostrando que no final de tudo, todas as coisas que damos valor são perdidas.

Resposta: o eu lírico tem uma visão fatalista da vida , afirmando que a putrefação é o destino final de todos , cujos defuntos serão transformados pelo " deus verme " .

03 – Que verso do poema demonstra o desprezo do eu lírico pelas crenças humanas? “Livre das roupas do antropomorfismo” ou ainda “Jamais emprega o acérrimo exorcismo”.

Apresentam corpos tubulares alongados, que podem ser achatados (platelmintos) ou cilíndricos (nematelmintos). Alguns têm vida livre e vivem no mar, rios ou ambientes terrestres, e outros são parasitas, ou seja, vivem às custas dos animais hospedeiros.

Resposta verificada por especialistas
Idealismo é um poema escrito por Augusto dos Anjos, poeta brasileiro. letra a) O tema central do poema é o amor, sentimento amoroso.

Resposta: O tema central do texto é aquele que gira em torno da problemática principal, geralmente é colocado pelo autor durante o desenvolvimento.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento.

Neste soneto, a morte é apresentada de forma mais científica, já que aborda a decomposição do cadáver. O verme é tratado como um deus pois o soneto aborda a morte de forma racional, associando o "trabalho" de decomposição realizado pelo verme à transformação da matéria morta.

O eu poético é a voz que fala, que expressa sentimentos dentro do poema; e autor é quem o cria.

O eu lírico do poema se refere a mulher amada. Os sentimentos expressos são dor e saudade.

c) Que verso expressa um sentimento de independência de quem fala? O verso “Pois meu coração não pertence a ninguém”.

Resposta verificada por especialistas
a) Que sentimentos afligem o eu lírico? Justifique sua resposta com elementos do texto. O sentimento que aflige o eu-lírico é a saudade da mulher amada. Podemos percebê-lo pelo verso "Cuja saudade ardente me consome".

Resposta. Resposta:Sim. O sentimento de vassalagem amorosa é expresso nas duas primeiras estrofes do poema o eu lírico dedica-se, com zelo, ao ser amado; está submetido aos sentimentos dele.

Muitos também são parasitas, como a tênia e a lombriga, e podem ser também predadores, herbívoros, detritívoros, filtradores. Alguns vermes, notavelmente a minhoca, desempenham um papel ecológico muito importante.

O áscaris é também conhecido como lombriga e também fica no intestino do homem, mas também passa pelo pulmão. Por isso, em casos mais graves, ocorre a saída de vermes pela boca ou pelo nariz das pessoas, além de obstrução do intestino, tendo às vezes até que operar o intestino para retirar os vermes.

Eles, além de poder controlar a relação entre a população de predadores e presas em um determinado ecossistema, por serem relativamente frágeis podem se tornar ótimos indicadores ambientais. A baixa biomassa ou inexistência de parasitas em um ambiente pode indicar que este encontra-se em estágio avançado de degradação.

1 - O tema central da filosofia é o pensamento racional, através do qual, se torna possível encontrar a resposta para muitos problemas da sociedade.

A ideia central pode ser definida como o aspecto de maior importância e relevância em um determinado texto, podendo ser encontrado e introduzido ao leitor nas primeiras linhas ou parágrafos, e posteriormente esta ideia será desenvolvida de acordo com a tese levantada pelo autor.

Por “idealismo”, entendemos, grosso modo, a tese segundo a qual a realidade é, de algum modo, dependente da consciência, ou, conforme o caso, do eu; por “realismo”, entendemos a tese segundo a qual a realidade é, de alguma modo, independente da consciência ou, conforme o caso, do eu.

A ideia central de um texto é aquela que permanece do início ao fim. O título costuma auxiliar na identificação da ideia central. Geralmente o texto também oferece pistas sobre a ideia principal.