Qual o tecido que não esquenta no sol?

Perguntado por: iapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Algodão. O algodão é um tecido 100% natural e comum na composição de diversas peças. Ele é ideal para o verão por permitir que a pele transpire, evitando o acúmulo de suor. Além disso, o tecido é macio, durável e se adapta bem a qualquer clima, sendo indicado, principalmente, para os dias quentes e úmidos.

algodão

O algodão é uma excelente opção de tecido para o verão, de toque macio na pele e que também permite a respiração e transpiração do corpo, evitando o acúmulo de suor na pele, e o seu aquecimento, causando aquela sensação máxima de calor.

Algodão e viscose são os componentes mais frescos porque são feitos de matérias-primas naturais.

A escolha dos melhores materiais para isolamento térmico
Entre os principais isolantes térmicos utilizados atualmente estão a cerâmica, a lã de vidro e o poliestireno expandido (EPS Isopor®), sendo o terceiro o mais recomendado em todos os tipos de construção, tanto no Brasil como no mundo todo.

O tecido de nanopartículas. Uma equipe de pesquisadores chineses criou um tecido feito de nanopartículas que consegue refletir o calor da luz solar. O tecido, chamado de metafabric, foi desenvolvido com PTFE (politetrafluoretileno) - mais conhecido como Teflon - e nanopartículas de dióxido de titânio.

A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.

Mas o que usar na praia para se proteger do sol? Tratando-se de roupas, a preferência é sempre por tecidos leves e confortáveis. Dê preferência para camisetas, saídas de banho com tecido de proteção solar que cubra mais o corpo.

Sob a luz, a linha de viscose obtém um brilho subtil, encantador e sedoso. A linha de poliéster possui um brilho forte e mais direto. Caso pretenda proporcionar aos desenhos profundidade e multidimensionalidade, ou se desejar criar efeitos brilhantes, as linhas de viscose serão a melhor opção.

Seda

Seda pura:
Esta fibra é produzida pelo bicho-da-seda à medida que cresce, tornando-o um dos materiais mais nobres da indústria têxtil devido ao seu brilho e acabamento acetinado, além disso é considerado um dos tecidos mais frios.

O algodão é mais resistente que a viscose que, por sua vez, é mais maleável que o algodão. O algodão é um clássico da indústria fashion e suas aplicações remetem a diversos setores, desde a moda ao médico-hospitalar. A viscose, apesar de ser “mais recente”, tem ganhado seu espaço entre as coleções de primavera-verão.

ALGODÃO

1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.

O algodão é perfeito para o clima quente, é mais fresco que outras fibras. Além disso, também é hipoalérgico e diminui a incidência e a proliferação de fungos e bactérias. Por outro lado, a resistência é a principal característica da fibra de poliéster, sendo até 20 vezes mais potente do que outras fibras.

O tecido de algodão tem fibra natural e por isso é conhecido por sua maciez e conforto. Isso é possível, pois é considerado como um tecido que “respira”, ou seja, o ar de fora consegue penetrar na peça e permite que o calor na cama saia. Dessa maneira, a sensação térmica é melhor, a peça é mais fresca.

Algodão: o algodão é uma fibra natural que serve como base para outros tipos de tecido. É uma ótima escolha para o verão, pois favorece a transpiração, evitando a proliferação de bactérias, mau cheiro e aquelas desagradáveis marcas de suor, principalmente, na região das axilas.

Grafeno

Grafeno é o mais fino, forte e resistente ao calor de todos os materiais mencionados aqui, mas ainda está na fase de laboratório. É uma forma de carbono feita de folhas planas que têm espessura de um átomo.

grafeno

Em resumo, o grafeno é o metal mais resistente ao calor, seguido pelo Tungstênio, que também apresenta propriedades muito interessantes.

Alguns exemplos de metais refratários incluem tântalo, molibdênio e rutênio. Além disso, a tungstênio é conhecida por ser um dos metais mais resistentes ao calor. Ele é amplamente utilizado em aplicações de alta temperatura devido à sua alta densidade, resistência à fadiga e resistência à corrosão.

Entre os modelos existentes de tecido para isolamento térmico é possível citar os tecidos de fibras de vidro, cerâmica, aramida, vidro texturizado, carbono e também o que é fabricado em sílica, além do tecido com características capazes de fazer com que o fogo não se propague nele.

Preto e Branco
O preto e o branco são casos específicos pois eles são extremos opostos. Fora do espectro de cores visíveis, o preto absorve todas as cores, e por isso ele é a tonalidade que mais absorve calor. Já o branco reflete todas as cores, então quase não absorve calor nenhum.