Qual o tecido que menos esquenta?

Perguntado por: lsantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Algodão e viscose são as mais frescas, pois vêm de matérias-primas naturais. Elas são provenientes de plantas, algodoeiro e visco da árvore, por esse motivo esquentam menos. Por isso, toda vez que for comprar uma roupa, aconselhamos olhar a etiqueta.

Algodão e viscose são os componentes mais frescos porque são feitos de matérias-primas naturais.

Bouclé

Bouclé O bouclé é um tecido muito marcante por seus fios retorcidos, além de sua textura e espessura. Todas essas características fazem com que o bouclé seja um dos tecidos que mais protegem do frio sendo usualmente utilizado para a confecção de capas, mantos e ponchos.

Poliamida

Muitas pessoas perguntam se a Poliamida Esquenta, se levarmos para o lado científico, tudo esquenta no corpo, mas a poliamida possui o toque dito "gelado", melhorando a sensação de temperatura no corpo. Se comparada com o Algodão, a Poliamida é muito mais fria, absorve menos água e ainda seca rapidamente.

Malha fria, ou PV, como também é conhecida, é um tecido composto de 33% de poliéster + 67% de viscose, podendo variar de fabricante para fabricante, mas geralmente o fio 30.1 é o mais usado.

ALGODÃO

1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.

O algodão é mais resistente que a viscose que, por sua vez, é mais maleável que o algodão. O algodão é um clássico da indústria fashion e suas aplicações remetem a diversos setores, desde a moda ao médico-hospitalar. A viscose, apesar de ser “mais recente”, tem ganhado seu espaço entre as coleções de primavera-verão.

Como regra geral, é preferível optar por tecidos sintéticos e semi-sintéticos, tais como poliéster, nylon ou rayon, uma vez que têm uma estrutura mais apertada. Entre os tecidos naturais, é melhor ter cuidado com crepe, chiffon, tule e linho, e dependendo do tipo de algodão.

O algodão é perfeito para o clima quente, é mais fresco que outras fibras. Além disso, também é hipoalérgico e diminui a incidência e a proliferação de fungos e bactérias. Por outro lado, a resistência é a principal característica da fibra de poliéster, sendo até 20 vezes mais potente do que outras fibras.

O tecido de algodão tem fibra natural e por isso é conhecido por sua maciez e conforto. Isso é possível, pois é considerado como um tecido que “respira”, ou seja, o ar de fora consegue penetrar na peça e permite que o calor na cama saia. Dessa maneira, a sensação térmica é melhor, a peça é mais fresca.

Tecidos frescos: 8 opções para arrasar durante o verão

  1. Seda. Além de super delicada e feminina, a seda é um tecido muito confortável que não superaquece ou abafa. ...
  2. Algodão. ...
  3. Cetim. ...
  4. Linho. ...
  5. Renda. ...
  6. Crepe. ...
  7. Tricoline. ...
  8. Viscose.

Linho: são tecidos mais pesados e que tendem a esquentar mais durante o calor. "Ele é indicado para meia-estação, no outono, por exemplo", diz a professora.

Sob a luz, a linha de viscose obtém um brilho subtil, encantador e sedoso. A linha de poliéster possui um brilho forte e mais direto. Caso pretenda proporcionar aos desenhos profundidade e multidimensionalidade, ou se desejar criar efeitos brilhantes, as linhas de viscose serão a melhor opção.

A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.

O elastano (ou lycra) não poderia ficar de fora da lista de nomes de tecidos que não amassam. Trata-se de uma opção elástica, durável e justa, por isso, é mais comum encontrá-lo em peças mais apertadas. Além disso, o elastano é bem fresco e leve, sendo assim, trata-se de um tecido mais voltado para o verão.