Qual o tecido mais fresquinho?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 12 votos

viscose

A viscose é campeã em conforto térmico. No entanto, você não verá uniformes produzidos apenas com esse material, ao contrário do algodão. Ele estará na composição de algumas peças, mesmo assim, poucas. Para outras roupas, se você quer “ficar bem fresquinho”, a viscose é a melhor opção.

Seja qual for a sua tendência de verão preferida, aposte em um dos 3 tecidos leves que listamos a seguir.

  • Algodão. Se você vasculhar o seu guarda-roupa agora, certamente vai encontrar uma grande quantidade de peças em algodão. ...
  • Viscose. ...
  • Linho.

Viscose. É muito importante saber quais tecidos não esquentam, e o rayon é bastante conhecido e ideal para dias quentes e úmidos pois o padrão das fibras de viscose deixa o material bem fresco e macio. É muito utilizado em shorts, blusas, saias e vestidos.

Cetim

Cetim. O cetim é o mais recomendado para uma roupa mais elegante. Afinal, pode ser encontrado em diversas cores e modelos. Por ser um tecido delicado, a lavagem deve ser feita à mão e na água fria.

A Viscose é um tecido fino e fresco, com ótimo caimento e toque macio. Não amassa com facilidade e normalmente é comercializado com as mais variadas estampas.

Tricoline. O tricoline é um tecido produzido com tecido 100% algodão e elastano, assim resulta em um material que quase não amassa, sendo muito fácil de cuidar. Além disso, essa se torna uma peça bastante confortável e que absorve suor.

Com isso, aumenta a procura por roupas leves e que proporcionam mais conforto para o dia a dia. E para enfrentar as altas temperaturas, os tecidos naturais, como linho, seda e algodão, estão entre os mais recomendados.

Quais os tecidos mais frios

  • Linho: Entre as roupas de verão, o linho é um tecido popular confeccionado em fibras naturais, é perfeito para os dias quentes e fica ótimo para curtir os dias de um fim de semana. ...
  • Algodão: ...
  • Tricoline: ...
  • Viscose: ...
  • Seda pura:

Linho, algodão, tricoline, viscose e seda estão entre os melhores tecidos para o verão. Com eles, você vai conseguir um look fresh e super atual. Quer saber mais sobre as características de cada tecido?

ALGODÃO

1 – ALGODÃO: O primeiro e mais importante tecido para tempos mais quentes é também o mais usado no mundo. O algodão é extremamente confortável e respirável, o que o torna um tecido excelente para épocas quentes.

Independentemente das cores e estilos escolhidos, as melhores opções de tecidos resistentes ao sol são o poliéster, algodão e linho, que conseguem filtrar mais os raios UV e bloquear em parte ou total a luz solar.

Linho: a fibra vegetal mais comprida do mercado, retirada das fibras das plantas. Lã e cashmere: proveniente de animais caríssimos de manter, por isso o alto valor de mercado. Algodão nobre: como o egípcio e o pima, entregam característica superiores, de resistência às bolinhas e com muito brilho, toque e maciez.

O tecido Sun Cover, com protetor solar impregnado diretamente no fio, utilizado para confeccionar as roupas e acessórios, protegem 98% ou mais a pele da radiação solar.

A lã fria é um tecido isolante térmico – muito agradável para ser utilizado em qualquer época do ano –, que proporciona a confecção de ternos de qualidade, com versatilidade e caimentos perfeitos, uma matéria-prima que pode ser comparada aos melhores tecidos italianos e ingleses.

O algodão egípcio tem sua colheita feita manualmente, enquanto os outros tipos de algodão são extraídos por maquinário. Por isso, o processo é responsável por preservar as características da fibra, permitindo um fio mais macio e cheio de brilho.

TECIDOS USADOS NA ALFAIATARIA
Possuem um caimento mais reto, liso e firme. São tecidos de alfaiataria as lãs frias, linho, crepe alfaiataria, gabardine, jacquard, zibeline, tweed, cashmere, microfibra two way, oxford, entre outros.

Algodão, confortável e versátil
Entre os tecidos que mais vendem não pode faltar o algodão.

Assim como a seda, a lã é um tecido mais delicado e precisa ser lavado com bastante cuidado. Antes de tudo, você precisa verificar a etiqueta para saber se a peça pode (ou não) ser colocada dentro da máquina. O mais indicado, mesmo assim, é realizar a lavagem sempre à mão, para evitar que as fibras da lã se desgastem.

A malha é um tecido super leve e macio. Ela é feita com tecidos 100% sintéticos, mas mesmo assim consegue permitir uma boa transpiração através do tecido. Ela é um tecido ideal para fazer roupas que serão usadas em movimento!

Os tecidos de origem natural (algodão, linho e seda, por exemplo) têm como vantagem a resistência, o conforto e a flexibilidade. Contudo, entre as desvantagens, está a facilidade de amassar, mesmo quando são passados. Por isso, ao colocar as roupas com esse tipo de tecido no guarda-roupa, é preciso atenção.

O tecido viscolinho é uma variação de linho misto com algodão ou viscose. Ele não amassa tanto dando a medida exata da elegância e conforto característicos do linho. Com ele é possível criar um visual arrumadinho e ao mesmo tempo despojado.