Qual o tecido mais fresco para dormir?

Perguntado por: oandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Dessa maneira, opte por versões curtas e em tecidos mais leves, como o algodão ou seda para os dias quentes. Já para os dias frios, prefira modelos em flanela ou tecido felpudo para te aquecer.

Algodão. O algodão é o tecido mais leve e fresquinho. É uma fibra natural que deixa a pele respirar. É um material encontrado em vários outros tecidos que veremos a seguir.

Quais os tecidos mais frios

  • Linho: Entre as roupas de verão, o linho é um tecido popular confeccionado em fibras naturais, é perfeito para os dias quentes e fica ótimo para curtir os dias de um fim de semana. ...
  • Algodão: ...
  • Tricoline: ...
  • Viscose: ...
  • Seda pura:

Os tecidos de fibras naturais são os mais indicados, já que permitem a transpiração. O algodão, portanto, é uma ótima opção para as estações quentes ou mesmo para quem sente muito calor durante todo o ano.

O lençol mais macio e durável é aquele formado por algodão 100%. Ele não esquenta no calor, é fácil de lavar e não causa alergias à pele. E o melhor é o de algodão egípcio, que é bem macio e não fica com bolinhas com o passar do tempo.

O algodão é perfeito para o clima quente, é mais fresco que outras fibras. Além disso, também é hipoalérgico e diminui a incidência e a proliferação de fungos e bactérias. Por outro lado, a resistência é a principal característica da fibra de poliéster, sendo até 20 vezes mais potente do que outras fibras.

O tecido de algodão tem fibra natural e por isso é conhecido por sua maciez e conforto. Isso é possível, pois é considerado como um tecido que “respira”, ou seja, o ar de fora consegue penetrar na peça e permite que o calor na cama saia. Dessa maneira, a sensação térmica é melhor, a peça é mais fresca.

Tecidos frescos: 8 opções para arrasar durante o verão

  1. Seda. Além de super delicada e feminina, a seda é um tecido muito confortável que não superaquece ou abafa. ...
  2. Algodão. ...
  3. Cetim. ...
  4. Linho. ...
  5. Renda. ...
  6. Crepe. ...
  7. Tricoline. ...
  8. Viscose.

algodão

O algodão é uma excelente opção de tecido para o verão, de toque macio na pele e que também permite a respiração e transpiração do corpo, evitando o acúmulo de suor na pele, e o seu aquecimento, causando aquela sensação máxima de calor.

A malha fria, também conhecida como malha PV (poliviscose), recebe esse nome por ser mais confortável e fria, mesmo em dias e ambientes mais gelados. Trata-se de um tipo de malha obtida por meio da mistura de dois tecidos: 67% de poliéster e 33% de viscose, aproximadamente.

Poliéster, nylon e acrílico
Ainda assim, os tecidos sintéticos são considerados bem resistentes ao fogo, além da possibilidade de potencializar essa característica através de tratamentos com produtos químicos que aumentam a capacidade de suportar altas temperaturas.

O elastano (ou lycra) não poderia ficar de fora da lista de nomes de tecidos que não amassam. Trata-se de uma opção elástica, durável e justa, por isso, é mais comum encontrá-lo em peças mais apertadas. Além disso, o elastano é bem fresco e leve, sendo assim, trata-se de um tecido mais voltado para o verão.

Poliamida

Muitas pessoas perguntam se a Poliamida Esquenta, se levarmos para o lado científico, tudo esquenta no corpo, mas a poliamida possui o toque dito "gelado", melhorando a sensação de temperatura no corpo. Se comparada com o Algodão, a Poliamida é muito mais fria, absorve menos água e ainda seca rapidamente.

Viscose: diferentemente do algodão, a viscose é uma fibra artificial, mas, mesmo assim, tem como base a celulose. Os tecidos que têm viscose na sua composição, costumam ser mais leves e frescos, ajudando a absorver o suor dos dias quentes de verão.

Feito a partir de 100% algodão, o PERCAL 400 FIOS LISO oferece uma sensação de frescor e conforto ao toque, além de ser altamente respirável. Ele também é fácil de lavar e cuidar, mantendo sua aparência e qualidade mesmo após várias lavagens.

As principais diferenças estão nas suas características. O algodão é um tecido leve e macio, com excelente absorção de umidade e capacidade de respiração. Já o percal é um tecido mais resistente, com uma trama mais fechada e um toque mais firme e encorpado.

O tecido de poliéster é composto por fibras sintéticas, logo ele amassa menos, seca mais rápido e são mais baratos. Porém possui um toque sem tanto conforto e também absorve mais calor. O tecido de algodão é feito com fibra natural e portanto mais macio, maior durabilidade e resistência.

Tipos de lençóis para hotelaria
Pode-se optar por lençóis com elástico, sem elástico e aqueles de 150 ou 180 fios.

Deitar em uma cama coberta com lençol de cetim pode ser muito bom para a pele e os cabelos. O material pode acalmar as peles mais secas ou irritadas porque o seu toque fresco desliza sobre a pele e com o seu toque macio fica mais fácil relaxar o corpo para ter uma boa noite de sono.

Tenha em mente que no verão dormimos com menos roupa e que nossa pele estará em contato com nossos lençóis, por isso é melhor optar por lençóis de fibras naturais como o algodão, respeitando a pele e permitindo uma boa transpiração. Além disso, os tecidos sintéticos, além de serem de pior qualidade, retêm calor.