Qual o tamanho normal dos testículos de um homem?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Assim, a dimensão do testículo normal é: comprimento de 4 a 5cm, largura de 3cm e profundidade de 2,5cm. Portanto, o seu volume normalmente varia de 15 a 25mL, com média da normalidade de 20mL.

Você deve procurar um urologia para avaliar se realmente é o testículo que é grande ou trata-se de uma hidrocele (água no saco escrotal), ou hérnia. Se realmente for o testículo que for grande e o tamanho está mantido desde o final da puberdade, trata-se de uma variação da normalidade.

O Orquidômetro é uma ferramenta utilizada para medir o tamanho dos testículos masculinos. Ele consiste em uma escala graduada que vai de 1 a 25, em que cada número corresponde a um determinado tamanho testicular.

Testículos pequenos significam que algo não está normal. As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens. Assim, a dimensão do testículo normal é: comprimento de 4 a 5cm, largura de 3cm e profundidade de 2,5cm.

O caroço testicular não indica apenas um testículo maior que o outro, mas uma alteração na consistência e textura da região, o que deve preocupar. Encontrar um caroço no pênis ou no testículo pode indicar alguma IST (infecção sexualmente transmissível), câncer, fibroses, entre outras doenças.

A partir dos 40 anos, seus testículos produzem menos testosterona, o hormônio que ajudou seu pênis a crescer durante a puberdade e alimenta seu impulso sexual. O declínio da testosterona, junto com outras coisas relacionadas ao envelhecimento, pode alterar o tamanho, a forma e a função desse órgão tão importante.

Por outro lado, os maiores produzem mais. Entretanto, os testículos quando menos consistentes e mais amolecidos também produzem menos testosterona. Portanto, o tamanho e a consistência dos testículos refletem sua função. Entenda o que pode ser feito quando ocorrer queda da testosterona.

A hidrocele testicular é uma alteração no tamanho dos testículos caracterizada por grande aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais, caso afete os bebês recém-nascidos.

Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis. Poderá ser feita uma cirurgia plástica na região do púbis com retirada do excesso de pele e uma lipoaspiração da região púbica.

Comer mais zinco e vitaminas A e D
Assim, para aumentar naturalmente a testosterona é recomendado: Ingerir alimentos ricos em zinco, como ostras, fígado, feijão, castanha ou sementes de girassol, por exemplo; Ingerir alimentos ricos em vitamina D, como salmão, sardinhas ou ovo.

Durante a relação sexual: durante o orgasmo, os músculos se contraem, incluindo o cremaster. Com isso, os testículos acabam ficando grudados na região superior do escroto, mas não desaparecem totalmente.

Ter um testículo um pouco maior que o outro é normal. Geralmente o testículo esquerdo fica ligeiramente mais abaixo que o direito o que também pode causar a impressão de tamanhos diferentes.

Os principais sintomas que indicam a presença da orquite são o inchaço de um ou ambos os testículos e dor súbita de maior severidade. No entanto, a sensibilidade testicular unilateral ou bilateral, que dura por algumas semanas, febre baixa, náusea com vômito e dor na região da virilha também sinalizam para o problema.

Os testículos são duas estruturas de forma oval, com cerca de 3 cm de diâmetro e 4 cm de comprimento, que constituem o sistema reprodutor masculino. Eles estão localizados no interior da bolsa escrotal, o que permite que a temperatura seja inferior à do interior da cavidade abdominal.

O tamanho testicular normal de um homem adulto varia de 15cm3 até 25cm3, embora alguns homens tenham volumes testiculares ainda maiores do que isso. Uma variabilidade normalmente aceita é de até 20% de diferença entre os testículos.

Contudo, a causa da diminuição dos testículos que mais me preocupa nos dias atuais é o uso indiscriminado dos anabolizantes, a testosterona, principalmente pelos jovens. Há muita propaganda enganosa sobre este tema. Às vezes são usadas “bombas” de testosterona, colocando seus níveis de testosterona nas alturas.

O saco tem variações em seu tamanho de acordo com a alteração da temperatura ambiente. Entretanto,em caso de dúvida quanto ao tamanho dos testiculos sugiro agendar consulta. Sucesso.