Qual o tamanho normal dos lobos da tireoide?

Perguntado por: eassis . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A glândula tireoide é palpável na maioria dos indivíduos normais, apresentando lobos com cerca de 3 a 5 cm no sentido vertical e o istmo com diâmetro aproximado de 0,5 cm.

Sintomas do Bócio
O volume normal da tireoide até 15cm3. Pequenos aumentos da glândula não costumam causar nenhum sintoma.

Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

O lobo hepático direito é o maior, tem cerca de 6 a 12 cm, e está separado do lobo hepático esquerdo (consideravelmente menor, cerca de 4 a 8 cm) pela fissura sagital esquerda, onde localiza-se o ligamento falciforme.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A tireoide é uma glândula endócrina localizada na região anterior do pescoço e formada pelo lobo direito, lobo esquerdo e istmo. Todas as pessoas nascem com essa glândula, são raríssimos os casos em que a pessoa nasce sem a tireoide.

Volume: 0,6 cm3; Volume total da glândula: 101 cm3 (normal = 6 a 15 cm3).

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Mas nem todo nódulo desse tamanho precisa ser puncionado. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).

Lobo direito: é o de maior volume e participa da formação de todas as faces do fígado. Separa-se do lobo esquerdo pelo ligamento falciforme e pelo ligamento redondo.

É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes. Daí se vê a grande importância dos exames de rotina, como a ecografia e a mamografia.

“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico.

Um dos passos mais importantes do diagnóstico é determinar se o nódulo na tireoide é benigno ou maligno. Para isso, o endocrinologista deverá solicitar testes de imagem como ultrassonografia e cintilografia. Além disso, uma biópsia será capaz de identificar a gravidade da lesão.

O volume de cada lobo tireoidiano foi calculado com a fórmula elipsoide (altura × largura × profundidade × 0,524) e o volume total da tireóide foi obtido como a soma de dois lobos tireoidianos.

Nódulos de tireoide são geralmente benignos e a maioria não requer tratamento algum, apenas acompanhamento. É comum o surgimento de nódulos de tireoide, principalmente em mulheres com mais de 50 anos.

O lobo apresenta um corpo com cerca de 105 a 160 cm de comprimento. A sua cauda pode chegar a 50 cm. Geralmente, o macho é maior que a fêmea. O macho pesa entre 34 e 49 kg, já as fêmeas, entre 30 e 42 cm.

Os lobos são animais relativamente grandes. Os lobos-cinzentos machos apresentam comprimento total do corpo entre 1 a 1,3 metros. As fêmeas, por sua vez, apresentam 0,87 m a 1,17 m de comprimento. A cauda dos lobos varia entre 35 cm e 52 cm de comprimento.

1 – 1,6 m

Valores de 0,3 a 4,0 mUI/L = normal.