Qual o tamanho normal do lobo direito da tireoide?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

A glândula tireoide é palpável na maioria dos indivíduos normais, apresentando lobos com cerca de 3 a 5 cm no sentido vertical e o istmo com diâmetro aproximado de 0,5 cm.

O ístmo, geralmente com 2,0 cm de comprimento, raramente passa de 0,5 cm de altura e 0,2 cm de espessura. O peso médio da tiróide normal varia, no adulto, de 20 a 25 g podendo, segundo alguns, chegar a 30 ou 35 g.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

Avaliação dos bordos hepáticos. A figura acima (Figura 1) demonstra a avaliação dos bordos hepáticos. No lobo direito esta medida não deve ultrapassar um ângulo de 75 graus, enquanto no lobo esquerdo não deve ultrapassar um ângulo de 45 graus.

A tireoide tem a forma de H, com 2 lobos, o lobo direito e o lobo esquerdo, unidos por uma parte estreita denominada istmo. A glândula tireoide tem dois tipos principais de células: Células foliculares. Utilizam o iodo do sangue para produzir hormônios tireoidianos, que ajudam a regular o metabolismo.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

O hipertireoidismo acontece quando a tireoide funciona de forma mais rápida do que o normal, produzindo os hormônios de forma excessiva. Se não tratado, o hipertireoidismo pode levar ao desenvolvimento de outros problemas de saúde, como a osteoporose e a insuficiência cardíaca congestiva.

Volume: 0,6 cm3; Volume total da glândula: 101 cm3 (normal = 6 a 15 cm3).

O “istmo” nada mais é que a parte mais superficial da tireoide no pescoço e fica no centro da glândula, unindo os dois lados. Se imaginarmos a tireoide com um formato aproximado de uma borboleta, o istmo corresponderia ao corpo dela.

As duas metades (lobos) da glândula estão conectadas no meio (chamado istmo), dando à tireoide a forma de uma gravata borboleta. Normalmente, a glândula tireoide não pode ser vista e mal pode ser sentida.

Nódulos grandes, acima de 3 a 4 cm, e aqueles localizados anteriormente à traqueia podem causar sintomas mesmo em tireoides com volume normal. O tamanho normal da tireoide varia de acordo com idade, sexo e peso do indivíduo.

De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Mas nem todo nódulo desse tamanho precisa ser puncionado. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).

Quando o nódulo tem mais de quatro centímetros; Quando o nódulo provoca sintomas, geralmente devido ao tamanho, como dificuldade de engolir e dificuldade de respirar – que são chamados de sintomas compressivos.

O lobo hepático direito é o maior, tem cerca de 6 a 12 cm, e está separado do lobo hepático esquerdo (consideravelmente menor, cerca de 4 a 8 cm) pela fissura sagital esquerda, onde localiza-se o ligamento falciforme.

O volume de cada lobo tireoidiano foi calculado com a fórmula elipsoide (altura × largura × profundidade × 0,524) e o volume total da tireóide foi obtido como a soma de dois lobos tireoidianos.

Para identificar alterações na tireóide é necessário fazer o exame de TSH e o T4 livre, os dois são exames de sangue que medem a quantidade de hormônios na corrente sanguínea.

Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.

Sintomas dos nódulos na tireoide

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

“Tanto os cistos como os nódulos, também chamados de nódulos coloides, são benignos e não se transformam em câncer. Eles podem, inclusive, desaparecer sozinhos ou após cirurgias, ablação ou até mesmo após punção realizada para diagnóstico.