Qual o tamanho normal de um folículo?

Perguntado por: scalixto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Nos primeiros dias do ciclo menstrual, o que vemos no ultrassom são os folículos antrais, que geralmente tem entre 2 a 5 mm de diâmetro. Quando um folículo dominante começa a se desenvolver, ele geralmente tem um pouco mais de 10 mm e deve crescer ao longo do ciclo menstrual até atingir 24 a 26 mm.

Um folículo maduro que está prestes a ovular, num ciclo natural, mede entre 18 mm e 25 mm.

Os folículos rompem a partir de 18mm, porém, com uso de indutores, a tendência é que isso ocorra quando estiverem com uma dimensão maior. Nem todos os folículos produzem óvulo e geralmente apenas um rompe e os demais regridem ou são eliminados.

Portanto a ultrassonografia é capaz de identificar o folículo ovariano que está sendo preparado para liberar um óvulo durante o processo de ovulação. Como os óvulos que estão sendo preparados acumulam um pouco de líquido em sua periferia esses óvulos podem ser identificados pela ultrassonografia como um pequeno cisto.

Qual a quantidade ideal de folículos para engravidar? Como já vimos, com o exame de ultrassonografia transvaginal consegue-se saber a quantidade de folículos naquele ciclo menstrual. Dessa forma, o ideal é que a mulher tenha pelo menos 6 ou mais folículos em cada ovário para ter boas chances de engravidar.

Em um ciclo natural, mesmo que haja diversos folículos, apenas um se desenvolve e amadurece por completo. Dessa forma, somente um folículo libera o óvulo para ser fecundado. Os demais são perdidos, portanto, a mulher tem apenas uma única chance para engravidar em cada ciclo.

Em torno das 18-22 semanas de vida fetal, o número de folículos pode variar de 35 mil até 2,5 milhões, com uma média de 300 mil. Já no início da vida reprodutiva, ao redor dos 13 anos, o número pode variar de 1,5 milhões até 21,3 mil folículos.

Como funciona a ovulação: o básico
Os folículos se desenvolvem por vários meses antes de estarem prontos para liberar o óvulo (aproximadamente >175 dias ou >~ 6 ciclos) (9, 10). Em qualquer momento, existem folículos em vários estágios de desenvolvimento em seus ovários (10).

O folículo dominante cresce de 1,2 a 2 mm por dia durante a fase folicular até atingir entre 18 e 26 mm, enquanto os demais folículos interrompem seu crescimento. Antes da ovulação, a amplitude dos pulsos de LH aumenta de forma acentuada e 36 horas após o pico de LH acontece a ruptura folicular e a liberação do óvulo.

A ovulação dentro do ciclo menstrual
Nos primeiros dias, a hipófise aumenta a produção do hormônio folículo estimulante (FSH) que estimula o amadurecimento de três a 30 folículos.

LUF, ou Síndrome do Folículo não Roto, acontece quando o folículo ovariano desenvolve-se normalmente, mas não rompe para liberação do óvulo. Suas causas ainda não foram definidas e seu diagnóstico pode ser feito monitorando a ovulação da mulher.

Isto é denominado recrutamento folicular. Mensalmente cerca de 100 folículos respondem a esse estímulo hormonal, apesar de vermos menos deles ao ultrassom, pois a maioria ainda é microscópica.

Neste sentido, durante a ovulação que acontece em cada ciclo menstrual, o folículo se desenvolve e libera apenas um óvulo.

Sendo assim, a quantidade de folículos por ciclo considerada normal e com boas chances de gestação é de 6 ou mais folículos em cada ovário. Abaixo disso, entende-se a reserva ovariana como baixa e a mulher pode ter mais dificuldade para engravidar.

Durante o ciclo menstrual pode acontecer que o folículo se desenvolva normalmente e no momento da ruptura que libera o óvulo para a ovulação, esta ruptura não acontece. Este fenômeno é tecnicamente chamado de folículo não roto. Mesmo em ciclos de folículo não roto a menstruação pode acontecer normalmente.