Qual o tamanho normal da próstata aos 70 anos?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

4 cm de largura; 2 cm de profundidade; Cerca de 20 gramas de peso.

Existe um tamanho normal da Próstata? Sim, existe tamanho normal da próstata. Em pacientes adultos o tamanho normal é de: 3 cm de comprimento x 4 cm de largura x 2 cm de profundidade.

É a chamada Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ou simplesmente próstata aumentada. Ela pode passar dos 20 gramas para até 120 gramas, nos casos mais graves. É bom que se diga: próstata aumentada não é um câncer, nem aumenta o risco de tumor na próstata. Mas traz alguns desconfortos, como a dificuldade em urinar.

Quando o PSA é preocupante? Quando o valor do PSA está acima de 4,0 ng/ml é um sinal de alerta, pois pode indicar a presença de um câncer de próstata ou de outra doença benigna, como a hiperplasia benigna. Nesses casos, devemos continuar a investigação para a identificação do diagnóstico.

Os valores de PSA total até 4,0 ng/mL são considerados normais. Pacientes com níveis maiores que 10 ng/mL têm um risco elevado de câncer de próstata, tornando-se candidatos à biópsia retal diagnóstica.

Existem remédios que diminuem o volume da próstata, um deles é a dutasterida ou finasterida e, reduzindo o tamanho da próstata, o PSA consequentemente acompanha e vai ser diminuído.

Quando o PSA alto está relacionado a uma infecção ou um aumento significativo da próstata, alguns sintomas podem surgir, como:

  • micção frequente;
  • vontade frequente de urinar;
  • jato fraco ou interrompido;
  • sangue na urina ou sêmen.

A cirurgia da próstata – a prostatectomia radical – é indicada quando o paciente é diagnosticado com um câncer nessa glândula. Segundo dados do Ministério da Saúde, sabe-se que o câncer de próstata é a segunda causa de mortalidade masculina, perdendo apenas para o câncer de pele.

Quais são as causas da próstata aumentada ? Geralmente a hiperplasia benigna da próstata (HPB) é a principal causa da próstata aumentada. Porém a próstata aumentada também pode ser causada por doenças mais graves como por exemplo, prostatite ou câncer.

Inibidores da 5-alfa redutase: usados em próstatas volumosas, estes medicamentos (finasteride, dutasteride) têm uma acção hormonal, bloqueando o efeito da testosterona na próstata, o que faz com que o seu crescimento diminua ou seja interrompido ou mesmo reduza o seu tamanho.

Em próstatas aumentadas de 75 a 80 gramas, a maioria dos cirurgiões irá optar por métodos pouco invasivos, tais como: ablação da próstata com laser verde (Green Light Laser), ressecção transuretral da próstata (RTU mono ou bipolar), ablação transuretral com agulhas e termoterapia transuretral com micro-ondas.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Além disso, estas alterações podem ter repercussões noutras áreas próximas, pelo que também é frequente sentir dor ou desconforto numa das seguintes zonas ou em várias em simultâneo: Pénis, escroto e/ou recto; Parte inferior das costas; Região entre os testículos e o ânus (períneo);

É verdade que alguns estudos sugerem que os inibidores da fosfodiesterase, como o sildenafil (o principio ativo do Viagra), podem ter algum efeito benéfico no tratamento de sintomas urinários obstrutivos relacionados à hiperplasia prostática benigna (HPB).

Quando é indicada a cirurgia de raspagem da próstata? A cirurgia de raspagem da próstata é indicada em casos de hiperplasia prostática benigna. Essa patologia, também conhecida como próstata aumentada, aparece geralmente em decorrência da idade e é mais comum em homens com mais de 50 anos.

Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.

O câncer de próstata é uma forma de câncer que se desenvolve na glândula da próstata. Sendo assim, em condições onde o crescimento da próstata é benigno, não temos o câncer. Na verdade, o câncer se trata somente quando tal crescimento é do tipo maligno.