Qual o tamanho mínimo de uma fazenda?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Em resumo, as fazendas são as propriedades rurais maiores — mais de 100 ha ou 40 alqueires — e com mais estrutura para produção agrícola. Além da sede, podem existir diversas áreas de criação de animais, imensas roças com máquinas, ranchos para equipamentos e funcionários, além de outras construções.

O que é um sítio? O mínimo de terreno esperado para que uma propriedade seja considerada um sítio é de 5 alqueires, sendo que a medida máxima é de 40 alqueires. Propriedades rurais que estão dentro dessas medições já podem ser consideradas sítios.

Sítio – Uma área de terras mais ou menos entre 05 e 40 alqueires. Fazenda – Uma área de terras superior a 40 alqueires, no Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires. Hoje em dia para cada região do Brasil há denominações diferentes, cito por exemplo: rancho, roça, colonia.

A fazenda é uma propriedade rural, com grande extensão, que ultrapassa 96,8 hectares (968.000 m²).

10000 metros quadrados

É a medida mais usada para o cálculo do tamanho de áreas agrícolas, matas e áreas naturais. A medida é simbolizada por "ha" e a contagem não depende do formato da área. 1 hectare equivale a 10000 metros quadrados (m2) ou a 100 ares.

48.400 m²

No caso do mineiro, 1 alqueire equivale a 48.400 m² de terra, já o paulista é de 24.200 m². Essa diferença acontece porque em São Paulo o modelo representa apenas um alqueire original, enquanto em Minas Gerais a representatividade é pelo par de alqueires.

O que cresce em 2000 m²? É inacreditável o que cresce nesse espaço. Abacates, tomates, couves, trigos ou batatas, muito mais do que voce pode comer num ano. Claro que são diferentes conforme as condições climáticas e o cultivo.

É preciso ver o plano diretor do município onde esta o terreno, geralmente o mínimo fica em 125 m.

Entretanto, quando se trata de propriedade rural, esses tamanhos estão determinados por lei, por meio do módulo fiscal. Este dispositivo determina que uma propriedade pequena tem de 1 a 4 hectares, uma média tem de 4 a 15, e a grande propriedade tem mais de 15 hectares.

De acordo com Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), uma propriedade rural é considerada pequena quando possui de 1 a 4 hectares, enquanto a propriedade média possui de 4 a 15 e a propriedade grande com mais de 15 ha.

Um rancho é uma propriedade rural de tamanho variável, geralmente associada a atividades pecuárias ou de criação de animais. Tradicionalmente, um rancho é caracterizado por extensas áreas de pastagem e pela presença de gado bovino. Além disso, pode incluir instalações para abrigo de animais, como celeiros e currais.

Não há uma definição exata de tamanho, mas sendo esse o menor tipo, existem chácaras com alguns milhares de metros quadrados até cerca de 10 ou 12 hectares (cada hectare equivale a 10 mil m2).

Fazenda: área de terras superior a 40 alqueires. No Brasil existem fazendas na casa dos milhares de alqueires. Em síntese, uma área denominada como fazenda é uma propriedade rural destinada à prática da agricultura, piscicultura e pecuária.

Hectare Paulista: 1 alqueire paulista equivale a 24.200 metros quadrados (m²) de terra. Portanto, a principal diferença entre o hectare mineiro e o hectare paulista está no valor da medida.

Já o quadro acima destaca os principais números que uma fazenda de ciclo completo deve ter para a produção de acima de 20 arrobas por hectare por ano. Este nível pode levar a ganhos de até R$ 4 mil por hectare por ano. “É um modelo super intensivo com uma produção global de 45,1 arrobas por hectare no ciclo completo.

Fazenda Roncador

Para se ter ideia, a maior fazenda brasileira é a Fazenda Roncador, com cerca de 144 mil hectares, no município de Querência no Mato Grosso.

A média de cabeças de gado em áreas de pastagem no Brasil, de acordo com os dados do Censo Agropecuário realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2017, é de 0,97 UA/ha, ou seja, na média, algo próximo a 1 cabeça de gado por hectare.

No Nordeste, apenas Maranhão, Paraíba e Piauí têm terras mais baratas, sendo as piauienses as de menor preço médio: R$ 1.167/ha. No resto do Brasil, os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima também possuem menor valor no preço do hectare em relação ao Ceará.