Qual o tamanho ideal do fêmur do feto?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

Então para calcular o comprimento do bebê utilizamos uma fórmula que foi publicada na literatura. A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada.

O diâmetro biparietal (DBP): é o diâmetro entre os dois lados da cabeça. Isso é medido após 13 semanas. O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto. A circunferência abdominal (CA): a medida mais importante a ser feita no final da gravidez.

Qual o tamanho do fêmur de um feto de 28 semanas?

Idade GestacionalComprimentoPeso
Idade GestacionalComprimentoPeso
28 semanas37,6 cm1 Kg
29 semanas38,6 cm1,2 Kg
30 semanas39,9 cm1,3 Kg

O fêmur curto congênito é uma anormalidade sem defeito ósseo e é a deficiência longitudinal mais co-mum do fêmur. Pode ser de três tipos: hipoplasia simples, na qual as proporções estão normais; fêmur hipoplásico com coxa vara; e fêmur hipoplásico com coxa valga.

Considerações finais: O fêmur curto congênito (FCC) é uma displasia óssea do tipo femoral, em que há discrepância no comprimento entre os membros inferiores. Embora a etiologia seja desconhecida, certas teorias têm sido sugeridas, como uso de drogas, viroses e traumas na gestação.

Somente um médico especializado em ultrassonografia pode averiguar e constatar através das medidas do feto e das imagens captadas durante o exame se o peso do feto está dentro do esperado para a idade gestacional.

Os bebês humanos, sob condições ideais, nascem quase sempre com o mesmo tamanho. Depois de passar em média 40 semanas bem protegidos e alimentados no útero materno, eles vêm ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

No primeiro morfológico, a translucência nucal (TN) é o principal indicador para o risco de alterações, malformações ou síndromes, como a de Down, mas tem cerca de 5% de probabilidade de apresentar um resultado falso positivo.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Portanto, dê preferência para as carnes magras, aveias, castanhas, frutas, legumes, leite desnatado e feijão! Procure manter uma alimentação o mais livre de gorduras e açúcares possível.

O bebê dorme até 90% do tempo. O peso situa-se em média entre 1,8 e 2 kg e a estatura em média entre 41 e 42 cm.

O sétimo mês vai da semana 28 à semana 32. Ao final dessa fase, o bebê terá cerca de 2 kg e em torno de 40 cm — seu corpo está concluindo os passos finais do desenvolvimento, mas o crescimento continua até o parto.

Pesa em torno de 1000-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).