Qual o tamanho ideal de um piquete para um cavalo?

Perguntado por: rantunes9 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Deve ter proporções mínimas de 5x5m, contar com boa ventilação e possuir grade, o que permite a visualização de outros animais. Não apenas isso, ainda deve ficar aberta durante o dia todo e eventualmente à noite.

O número de animais por hectare depende do tipo de gramínea. No caso do Tifton, de alto valor nutritivo, a lotação anual pode chegar até 3 animais adultos por hectare. Para outras gramíneas a media é de 1 animal adulto por hectare.

Lembre-se também de garantir fácil acesso para veterinários e transporte dos cavalos, caso necessário. E o mais importante, atente-se a quantidade de animais por hectare, o ideal é de 1 a 3.

Vermifugação, vacinação, ferrageamento e veterinário são cobrados a parte. Melhorando o modelo de criação, com baias grandes e arejadas, limpeza de cascos diária, troca de ferros e redondel, os custos pode variar entre R$1.100 a R$1.500 por mês, incluindo: baias, alimentação e piquetes.

Baseado nessas características, entre os tipos de capim mais indicados para equinos, temos: Tamani, Massai, Quênia, entre outros, como os Cynodons (tifton, coastcross). Essas espécies de pasto que o cavalo pode consumir apresentam boa aceitação pelos animais, além de bons valores nutritivos e de proteínas.

As quantidades não devem ultrapassar 1% do peso vivo do animal, sendo suficiente, muitas vezes, 0,5 a 0,8%. Isto é, para um cavalo de 400 kg de peso, não ultrapassar 4 kg diárias, sendo suficiente 2 a 3 kg, sempre divididos em 2 a 3 refeições.

Tifton

·Tifton: É um capim recomendado a pastoreio de equinos, muares, ovinos e caprinos. Possui uma taxa de proteína bruta de 33 % com qualidade superior e versátil, além de ser bastante nutritivo.

dois dias

Idealmente, para assegurar fertilidade máxima, um cavalo deveria cobrir a égua a cada dois dias; este número pode ser aumentado para uma cobertura diária após o condicionamento progressivo e reforço alimentar correspondente.

Em férias, geralmente os equinos são transportados para um local onde possam ser soltos em piquetes. Aqueles que estão acostumados a ficar o tempo todo em baia devem ser soltos somente nas horas mais frescas do dia, durante 2 a 3h.

Vegetais crucíferos como é exemplo o repolho, brócolos, couve-flor, couve e couve de bruxelas, não devem ser fornecidos aos cavalos devido à produção de gás associada à ingestão destes alimentos.

O tamanho do piquete é calculado dividindo-se a área total pelo número de piquetes. No exemplo do capim-tanzânia, os 10 ha devem ser divididos por 33 piquetes. Assim, cada piquete deve ter 0,3 ha, ou 3.000 m2.

Peso da Carga: admitir no máximo de 100 a 150 kg por viagem, pois somados aos 100 quilos da carroça, o animal estará puxando em torno de 200 a 250 kg.

Como diretriz geral no Reino Unido, um cavaleiro deve pesar não mais que 10% do peso corporal do cavalo, enquanto nos EUA, esse limite é dobrado para 20% do peso do cavalo. Isto significa que para um cavalo de 500 kg, o intervalo para o peso máximo do cavaleiro é grande - 50 kg no Reino Unido e 100kg nos EUA.

Um animal não deve comer mais de 1% de seu peso vivo em ração. Por exemplo, uma égua de 500 kg não pode comer mais de 5 kg de ração por dia. E cada trato deve ter no máximo 3 kg.

Certamente. Os cavalos o que fazem por eles é oferecer o quadril ao vento de forma a protegerem o peito, mas uma chuva não lhes faz mal nenhum.