Qual o tamanho ideal de um galinheiro para 50 galinhas?

Perguntado por: ubrito . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O galinheiro deve receber cinco aves por metro quadrado. Também é ideal que exista ventilação no galinheiro. Em dias quentes, o sofrimento pode ser grande. Uma abertura pode ajudar a dispersar gases tóxicos e a poeira.

Divida o número de aves a criar pelo número encontrado 100/40 = 2,5m. O galinheiro terá então 4 metros de largura por 2,5 metros de comprimento, re- sultando em 10m² de área.

aves mantidas em galpões com acesso a área externa (piquete) para pastejo, respeitando as densidades de alojamento de 7 (sete) aves por metro quadrado no ambiente do aviário e 2 (duas) aves por metro quadrado na área externa.

15 aves por metro quadrado é uma recomendação Geral de trabalhar. a fase de recria. com. 15 galinhas por metro quadrado Mas aqui tem uma ressalva muito interessante.

Recomenda-se uma área de 4 a 5 m2/ave.
Os comedouros devem ser móveis e a quantidade dependerá do número de aves e da qualidade do capim.

Pequenos grãos de areia, por exemplo, são muito importantes para auxiliar na digestão dos alimentos, pois eles ajudam a triturar o que a criação ingere. Dentro do viveiro, disponibilize uma caixa com areia bem seca para que as aves possam ciscar e tomar banho – as aves gostam muito de se espojar em areia sem umidade.

A criação se inicia com 1 galo e 12 galinhas. Se houver mais galinhas, o galo não dá conta. Quando o número de galinhas é maior que 12 por galo, começam a aparecer ovos que não chocam (inférteis), podendo levar a criação ao fracasso.

O mais correto é um galinheiro aberto, onde as aves possam ter uma estadia mais agradável. No entanto, dependendo da região onde será feita a construção do galinheiro, devido à ameaça de predadores, essa não é a melhor opção.

Exige-se que seja oferecido 1 ninho individual para cada 5 galinhas poedeiras, ou 0,8 m² de área de ninho coletivo para cada 100 aves. É permitida a coleta automática dos ovos.

A criação de galinhas em área urbana é proibida por lei. A exigência está de acordo com o artigo 104, Lei municipal nº 631 de 02 de janeiro de 1967, que diz: “É expressamente proibido criar galinhas nos porões e no interior das habitações”.

120 gramas

A ave adulta come em média 120 gramas de ração/dia. Se a ave é alimentada apenas com ração, a final dos 120 dias a ave consome 10 kg de ração. Intercalando-se ração, milhos e outros complementos, o consumo de ração por ave fica em torno de 6 Kg/ave para o ciclo de criação.

O espaço mínimo de área externa exigida pelos padrões de cuidado Animal para criação a pasto é de 1 hectare para 1000 aves.

A altura do pé direito do galinheiro deve ser de, no mínimo, 2,60m. As muretas laterais não poderão ultrapassar 0,50m de altura. As paredes da cabeceira e o fundo do galinheiro poderão ser substituídos por mureta e tela, conforme o clima da região.

Do mesmo modo, não há necessidade de aplicar hormônios nas galinhas para que elas ponham ovos. É normal que essas aves botem, em média, um ovo por dia, durante sua fase produtiva, até formar ninhadas aproximadas de doze ovos. Quando essa quantidade é alcançada, a galinha para de botar ovo e começa a chocá-los.

As principais linhagens de galinhas poedeiras são a Lohman, Isa, Hy-Line e Hissex. O criador, independente do tipo da linhagem, deve optar pelo tipo de ave a ser criada, para comercializar ovos brancos e vermelhos. As poedeiras leves geram ovos brancos, enquanto as pesadas geram ovos vermelhos.

a índia

Há várias raças de galinhas que podem ser criadas de forma caipira, seja para corte ou para postura. Uma das raças mais utilizadas é a índia, que tem como característica as penas escuras e o porte grande.