Qual o tamanho do tecido para fazer um turbante?

Perguntado por: ufreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Nesse caso é importante ter em mente que a melhor metragem para um turbante tradicional é 1,80 x 0,40. Com esse tamanho você vai conseguir replicar a maioria das amarrações mais usadas com facilidade.

Um pedaço de tecido, de preferência bem maleável, com ou sem estampas, a ser amarrado de diversas formas para adornar a cabeça ou proteger os cabelos. O turbante, que também pode ser considerado como uma técnica além de um objeto, vai além da estética: é um símbolo de poder e autocuidado para pessoas pretas.

São produzidos no material Tactel Branco e possuem as medidas de 2,2 metros por 0,25 cm. São utilizando amarrados na cabeça e não ficam soltando!

Os tecidos de pelinho, também conhecidos como pelegos ou pelúcia, invadiram as decorações modernas e os guarda roupas. A tendência, que pode ser usada em diversos estilos, tem inspiração no design escandinavo, conhecido pelo minimalismo, cores claras e linhas retas como características marcantes.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.

Os seguidores do candomblé, do islam e os sikhs, na Índia, são exemplos de grupos sociais que têm esse ponto em comum, divergindo em suas práticas. Há indícios de que, no Oriente Médio, o turbante era usado antes mesmo do surgimento do islamismo.

A peça tem origem nas culturas afro-orientais. No Brasil, o turbante é um ornamento religioso no candomblé, religião brasileira criada por africanos de diferentes etnias, advindos da escravidão. Ele é usado tradicionalmente por povos da África, do Oriente Médio e da Ásia.

Breve história do surgimento dos turbantes
Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano.

Para os seguidores da religião de matriz africana, ele é usado para proteger o “ori”, que significa cabeça, na língua yorubá.

O lenço deve ficar centralizado em seu cabelo para mantê-lo estável na sua cabeça quando você se curvar. A partir daqui, você deve mover-se colocando todo seu cabelo para frente, para amarrar o lenço com um nó na parte de trás de sua cabeça.

Keffiyeh – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hijab. É o termo mais popular no ocidente para referir-se ao véu islâmico; trata-se do lenço que cobre os cabelos e o pescoço, com o rosto à mostra. Suas cores e desenhos variam de acordo com as tendências da moda.

O turbante é sua marca registrada: Na verdade os turbantes já são usados há séculos pelos muçulmanos, mas com o tempo acabou virando uma ótima opção de acessório para proteger a cabeleira de alguns fashionistas.

Em nosso sistema de medidas um metro corresponde a 100 cm, contudo essa não é a realidade no mundo dos tecidos, onde o metro do material possui as medidas de 91 cm, ou como é mais comum de encontrar 0,91 m.

Possui medidas de 34 cm x 40 cm. Panos de boca são essenciais no enxoval do bebê.

Sabendo que a maioria dos tecidos possuem 1,40 m de largura, é impossível cortar uma peça de roupa usando somente uma largura do tecido.

Tecidos com fibra natural são o algodão, lã, linho e seda. Eles são resistentes e confortáveis, mas amassam com muita facilidade. Já os tecidos com fibras artificiais, como a viscose, poliéster, acrílico e nylon, quase não amassam e secam bem rápido.

Conheça alguns tipos de tecidos finos:

  • Seda;
  • Cetim;
  • Linho;
  • Veludo;
  • Zibeline;
  • Organza;
  • Musseline;
  • Gazar;

O suede, normalmente utilizado em decoração, é um tecido sintético de poliéster, com acabamento similar a camurça. Ele também é muito querido por nós, mesmo não estando tão presente em roupas.