Qual o tamanho do nódulo na mama que é preocupante?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes. Daí se vê a grande importância dos exames de rotina, como a ecografia e a mamografia.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela. Por mais que o autoexame ajude no diagnóstico de um câncer, ele não é totalmente confiável, já que detecta tumores em estágios já bastante avançados (só são percebidos por estarem já bastante grandes).

Todo nódulo na mama é um câncer
De fato, esse é um sinal que precisa ser investigado, já que pode ser um dos sintomas da doença. Porém, antes de se desesperar, é preciso estar ciente de que nem sempre esses nódulos são tumores malignos ou indicam alguma doença grave.

A biópsia da mama será guiada por estereotaxia (ferramenta auxiliar na mamografia) quando a alteração suspeita tiver sido diagnosticada por mamografia e não tiver tradução na ecografia, nomeadamente agrupamentos de microcalcificações ou densidades assimétricas.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro.

Tratamento de nódulos na mama
Para alterações fibrocísticas, usar um sutiã macio e sustentador como um sutiã esportivo e tomar analgésicos, como paracetamol ou um medicamento anti-inflamatório não esteroide (AINE), pode ajudar a aliviar os sintomas. Às vezes, os cistos são drenados.

Quando algum deles está relacionado com o câncer? No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Algumas das características que mais sugerem a possibilidade de os nódulos tireoideanos serem malignos, ao ultrassom, são os nódulos mais escurecidos, chamados de hipoecogênicos, altura maior que largura. Nós conseguimos determinar as medidas desses nódulos.

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

Entretanto, nem todo nódulo benigno precisa ser removido. Isso só acontece quando eles geram dor, deformam a mama ou causam algum tipo de desconforto.

BIRADS 4A – lesões com risco baixo de malignidade, entre 2% a 10%; BIRADS 4B – com risco moderado, entre 11 a 50%; BIRADS 4C – lesões com risco alto, entre 51 a 95%.

A exérese de nódulo de mama geralmente é indicada para a retirada de fibroadenomas (nódulos benignos) maiores, que causam desconforto ou deformam a aparência da mama.