Qual o tamanho do fémur de um feto de 37 semanas?

Perguntado por: omonteiro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Tabela de Peso e Tamanho do Feto

SemanaTamanho Cabeça ao PéPeso
3445,0 cm2146 gramas
3546,2 cm2383 gramas
3647,4 cm2622 gramas
3748,6 cm2859 gramas

Uma pessoa de 1,80 m tem um fêmur de aproximadamente 50 cm. Geralmente, o fêmur direito é ligeiramente menor do que o esquerdo. O fêmur divide-se basicamente em cabeça do fêmur, colo do fêmur, trocanter maior e trocanter menor, linha áspera e côndilos femorais.

Resumo. Fêmur e úmero com medidas menores do que as esperadas para a idade gestacional no exame ultrassonográfico de segundo trimestre podem estar relacionados à trissomia do 21, displasias esqueléticas, ou serem apenas uma variante do normal.

Uma maneira simples de calcular o tamanho do bebê é multiplicar o tamanho do fêmur por 7. Outro método mais preciso, porém mais complexo seria multiplicar o comprimento do fêmur em milímetros por 0,59 e depois somar 6,18 para descobrir o comprimento fetal em centímetros.

Durante as últimas semanas, o feto ganha aproximadamente 14g ao dia.

1A ultrassom feita até a 13ª ou 14ª semana da gravidez auxilia aos médicos calcularem, pelo tamanho do bebê, qual é a idade gestacional. 2Pelo tamanho do fêmur que é mostrado no exame ultrassom, é possível calcular o tamanho aproximado do bebê em centímetros.

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

3,5 kg

O peso ideal de uma criança nascida no tempo normal de gestação, ou seja, entre 37 e 41 semanas, está em torno de 3 kg a 3,5 kg.

O maior osso do esqueleto é classificado como um osso longo, apresentando portanto duas epífises, proximal e distal, e um corpo, ou diáfise.

O fêmur curto congênito é uma anormalidade sem defeito ósseo e é a deficiência longitudinal mais co-mum do fêmur. Pode ser de três tipos: hipoplasia simples, na qual as proporções estão normais; fêmur hipoplásico com coxa vara; e fêmur hipoplásico com coxa valga.

Considerações finais: O fêmur curto congênito (FCC) é uma displasia óssea do tipo femoral, em que há discrepância no comprimento entre os membros inferiores. Embora a etiologia seja desconhecida, certas teorias têm sido sugeridas, como uso de drogas, viroses e traumas na gestação.

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).

No período de maior crescimento fetal, os bebês ganham, em média, entre 150g e 200g de peso a cada semana. É importante ter em mente que, desde a concepção, o ritmo de crescimento depende de vários fatores.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Se não há qualquer tipo de contraindicação do obstetra, o sexo na gravidez está liberado até o último mês de gestação. Inclusive, as relações sexuais são ótimas nas últimas semanas, para estimular a dilatação.