Qual o tamanho do coração de um ser humano?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 2 votos

O coração é um órgão muscular oco, em forma de cone e relativamente pequeno: tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado e pesa entre 250g e 300g nos adultos. Apoia-se sobre o diafragma e se situa sob o esterno (osso do tórax), no interior do mediastino (linha média da cavidade torácica) e entre os dois pulmões.

O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.

"O coração fica localizado no mediastino, essa região que fica entre os pulmões. Pra você ter uma ideia, o nosso coração que fica bem centralizado, ele fica com a ponta para o lado esquerdo. Por esse motivo que o pulmão do lado esquerdo é um pouco menor.

Coração é um órgão localizado na parte inferior do mediastino médio. Encontra-se na cavidade torácica, mais precisamente na região posterior ao osso esterno e acima do músculo diafragma. Esse órgão tem o tamanho aproximado de uma mão fechada e apresenta maior parte da sua massa à esquerda da linha mediana.

O coração grande ou cardiomegalia não é uma doença, é um sinal de outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença arterial coronária e problemas nas válvulas do coração ou arritmia.

A dextrocardia (latim: dexter = direita + grego: kardia = coração) é uma condição congênita rara na qual o ápice do coração está voltado e localizado no lado direito do corpo, em vez do lado esquerdo. Menos de 1% da população geral nasce com dextrocardia.

Quais são as principais doenças do coração?

  • Hipertensão arterial.
  • Doença coronariana (doença isquêmica do coração)
  • Doença cerebrovascular.
  • Doença arterial periférica;
  • Doença cardíaca reumática (doença valvar)
  • Cardiopatia congênita.

Vermelho é a cor do nosso sangue e é a que mais representa o coração humano.

A quantidade normal de batimentos é de 50 a 90 batimentos por minuto (bpm)”, explica o cardiologista. O especialista ressalta que evitar as arritmias ainda é a melhor maneira de impedir morte súbita ou derrames causados pela doença.

Pontada no coração pode ser ansiedade
A ansiedade e o estresse podem causar pontada no coração pois a tensão muscular comprime as costelas e aumenta os batimentos cardíacos que podem ficar bem acelerados.

O coração azul representa a tristeza das vítimas do tráfico de pessoas e lembra a insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos. O uso da cor azul das Nações Unidas também demonstra o compromisso da Organização com a luta contra esse crime que atenta contra a dignidade humana.

O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.

COMO EVITAR UM INFARTO?

  1. Ter uma alimentação rica em fibras e vitaminas.
  2. Praticar exercícios físicos ou esportes.
  3. Evitar o consumo de alimentos gordurosos, com alto teor calórico.
  4. Evitar o consumo de álcool e cigarros.
  5. Consultar um médico cardiologista, pelo menos uma vez no ano, para verificar algum indício de riscos.

Para evitar problemas do tipo, é fundamental se dedicar a atividades de relaxamento durante a semana. Após uma longa série de exercícios, também é comum sentir fisgadas. Nesses casos, basta alongar os músculos e repousar por alguns minutos até o corpo se estabilizar outra vez.

A linha do coração fica no topo da palma da mão, debaixo da base do indicador, dedo médio, anelar e mindinho. Use sua mão dominante (ou a de outra pessoa) na hora de interpretar essa linha.

O coração grande, também chamado de cardiomegalia, não é uma doença, mas é um sinal de alguma outra doença do coração como insuficiência cardíaca, doença das artérias coronárias, problemas nas válvulas do coração ou arritmia, por exemplo.