Qual o tamanho do berimbau?

Perguntado por: ogoncalves . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

É constituído por uma vara em arco, de madeira ou verga, com comprimento aproximado de 1,50 metros a 1,70 metros e um fio de aço (arame) preso nas extremidades da vara.

O berimbau é o instrumento da família das cordas que possui o menor número de cordas. É constituído por uma única corda esticada em uma haste de madeira, e é dotado de uma caixa de ressonância feita de cabaça.

Como funciona? É constituído por uma lâmina flexível presa em uma de suas extremidades a uma armação metálica ou de bambu. A outra extremidade da lâmina solta é beliscada com o dedo do executante e a armação instrumento fica presa nos dentes.

Berimbau completo capoeira gunga medio ou viola r 55 00.

Dentro da pesquisa realizada, a madeira que tem a preferencia dos capoeiras é a biriba, devido à sua flexibilidade e resistência.

O tamanho ideal terá um circunferência de aproximadamente 18 cm – quando se pretenda fazer um berimbau gunga, de timbre grave; caso se pretenda um berimbau viola, de timbre agudo, o tamanho deverá ser menor, com cerca de 11 cm.

Berimbau Gunga Berimbau Médio Berimbau Viola Acompanhado de Caxixi baqueta de tucum. Para saber: O berimbau ou berimbal de peito é um instrumento de corda usado tradicionalmente para compor a percussão na Capoeira, para marcar o ritmo da roda.

O berimbau Gunga na roda de capoeira, além de funcionar como balizador do ritmo aplicado ao jogo, serve como um símbolo de poder, pois em posse dele o mestre comanda a roda, escolhendo os participantes e o ritmo para a contenda.

O berimbau é um instrumento de corda que possui apenas duas notas, pois ele é ritmado, surgiu em Angola com o nome de hungu, e vieram a serem utilizados e montados por escravos aqui no Brasil, para as acrobacias dos capoeiristas.

Sua origem se perde na poeira dos milênios, porque o instrumento nada mais é que um modelo de arco, um dos primeiros instrumentos usados pelo homem para produzir sons, há quase 20 mil anos.

O berimbau é tido como o principal instrumento que acompanha a capoeira, podendo até ser usado sozinho. É um arco de madeira composto pela corda de aço, verga e cabaça, Ele é tocado pelo dobrão e pela baqueta, junto com o caxixi.

Tuba

Tuba. Na família dos metais, a tuba é vista como o maior e mais imponente instrumento, sendo facilmente identificado.

O berimbau produz, basicamente, três texturas de sons, que são a solta (sem a pedra, com o instrumento longe do corpo), presa (com a pedra friccionando o arame, com a baqueta atuando acima da pedra, com o instrumento longe do corpo) e chiado (com a pedra tocando o arame de modo solto, livre, com a baqueta atuando acima ...

Esta cabaça faz o papel de "caixa de ressonância" para as vibrações produzidas no arame.

Feito em madeira biriba ou taipoca, com fio de aço e cabaça.

A constituição do Berimbau:
Um instrumento monocórdio, constituído por uma verga arqueada, um arame estendido, uma cabaça, que tem o papel de caixa de ressonância, uma baqueta de percussão, um dobrão ou seixo, e ainda é acompanhado pelo uso do caxixi.

Arame de aço carbono para mola 0,90mm, 1.070 de dureza , rolo com 1kg 200 metros .

A Eschweilera ovata [Cambess.]

Diâmetro 0,8 mm (tamanho padrão - adequado para todos os berimbaus), vendido pelo medidor (mais econômico).

Na Capoeira Regional
E os sete toques criados pelo Mestre Bimba que vão variando os jogos. Os sete toques da capoeira regional: IÚNA: Este toque foi baseado no canto do pássaro Iúna.

A cabaça utilizada no berimbau é o fruto de uma espécie não aparentada, a árvore Crescentia cujete (bignoniáceas), também conhecida como calabaça, cuia e cueira.