Qual o tamanho do bagre?

Perguntado por: nmeireles6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

50 centímetros

Para reconhecer o bagre, é só observar a coloração do dorso e ventre, que é acinzentada ou amarelada. Seu tamanho chega a 50 centímetros e ele pode pesar até 2 quilos.

Diante do que já foi evidenciado, sobre alimentação dessa espécie, o que mais foi encontrado em seu aparelho estomacal foram: besouros, plantas, caramujos pequenos e sedimentos. As épocas de reprodução ainda não foram definidas. O bagre africano é uma espécie carnivora e muito resistente.

O ferrão dos bagres marinhos está localizado nas nadadeiras, estando um na região distal de cada nadadeira peitoral e um na dorsal. Vale destacar que o veneno do bagre é encontrado em três fontes: nos ferrões, em glândulas presentes na base dos espinhos e em um muco produzido pelas chamadas “células-club”.

piraíba

A maior espécie encontrada nos rios brasileiros é a piraíba que atinge até 2,8m e tem ampla distribuição na bacia amazônica. Por sua característica migratória, os bagres sofrem especialmente o impacto de grandes obras de infra-estrutura, especialmente represas e reservatórios que impedem a mobilidade da espécie.

Apesar de não ser uma das espécies mais usadas na culinária, cada vez mais a carne do bagre é consumida devido ao alto valor de nutrientes como o cálcio, ferro, iodo, vitaminas A, B12, e D. O bagre tem um alto valor nutricional!

A pesca é proibida porque os bagres estão em período de defeso, que vai de janeiro a março. A Polícia Civil também apura se a espécie está na lista de animais ameaçados de extinção. Nesse caso, o crime ambiental é ainda mais grave.

Arapaima gigas

Conhecido por ser um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucu -Arapaima gigas -, popularmente conhecido como "bacalhau do Norte", pode ultrapassar os 3 metros de comprimento e pesar até 220 quilos. No interior de São Paulo, exemplares de até 150 quilos já foram pescados.

Arapaima gigas

Já foram encontrados pirarucus de quase 3 metros de comprimento, o que rendeu a esse peixe o apelido de “Gigante da Amazônia”. Aliás, até mesmo o seu nome científico diz o quanto ele é grande: Arapaima gigas, ou o “gigante do gênero arapiama". O pirarucu é uma espécie muito antiga.

Bagre, o grande caminhante
Esse peixe tem a capacidade de 'caminhar' longas distâncias em terra, de acordo com os especialistas, já que pode sobreviver nesse ambiente por horas e até dias.

O que é Cabeça de bagre:
A expressão teve origem graças às características do bagre, um peixe que tem um cérebro muito pequeno e uma cabeça muito grande, que é desproporcional em comparação ao seu corpo.

Descobriu-se que a arraia tinha 4 metros de comprimento e pesava 661 quilos, que o Guinness World Records reconheceu como o maior peixe de água doce já registrado em 2022. A descoberta estimulava os esforços de conservação para proteger esses gigantes.

O ferrão, quando penetra na pele, causa uma dor insuportável, por causa do veneno.

Os bagres marinhos apresentam venenos que podem causar sensações desagradáveis a quem entra em contato com eles. O veneno desses animais é encontrado nos ferrões, em glândulas localizadas na base dos espinhos e em um muco encontrado em sua pele.

Caso aconteça a ferroada, a parte atingida deve ser mergulhada em água quente, em temperatura suportável para a pele, de 30 a 90 minutos. O calor minimiza a ação do veneno, diminuindo a dor. Não é recomendado nenhum outro tipo de tratamento caseiro.

1- Pirarucu
Esse peixe, como falado antes, mede aproximadamente 2,5 metros e pesa até 200kg.

pirarucus

1. Pirarucu. Podendo atingir até 3 m e até 220 kg, os pirarucus são os maiores peixes do Brasil e também os maiores de água doce do mundo. Podem ser encontrados nos rios da bacia Amazônica, geralmente em águas calmas e rasas e se alimentam de peixes como cascudo, pescada e tucunaré.

Baiacu

O Fugu, conhecido como Baiacu no Brasil, é considerado um dos peixes mais venenosos do mundo. E podemos imaginar que ninguém teria coragem de preparar e comer um animal perigoso assim. Pois alguém teve essa coragem!

Os bagres são carnívoros e se alimentam de pequenos peixes, vermes e artrópodes que habitam o fundo dos rios.