Qual o tamanho de uma pedra no rim de 0 4 cm?

Perguntado por: arocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O sintoma clássico do cálculo renal, chamado cólica renal, surge quando uma pedra de pelo menos 4 mm (0,4 cm) fica impactada em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário.

Cálculos menores que 5 mm (0,5 cm), principalmente se localizados na parte final do ureter, habitualmente saem espontaneamente pela urina sem necessidade de tratamento específico. O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês.

Os cálculos renais podem variar de tamanho e serem tão pequenos como um grão de arroz ou grandes como uma bola de golfe. Quando pequenos, podem passar espontaneamente através do ureter e serem eliminados.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Pedras muito pequenas, menores que 3 milímetros (0,3 cm), podem percorrer todo o sistema urinário e serem eliminadas na urina sem provocar maiores sintomas.

Se o tamanho da pedra no rim for igual ou maior que 5 mm, há algumas opções de tratamento, desde medicamentos até uma cirurgia de pedras nos rins. Geralmente, pedras entre 5mm e 10mm podem ser eliminadas com medicamentos apenas.

Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdome. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.

Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada. A ingestão de comidas com muito sal e proteínas também é um fator importante.

São eles: cálculo de cálcio (é o mais comum), cálculo de cistina (que surge em pessoas com uma doença renal crônica chamada de cistinúria), cálculo de estruvita (os que mais crescem e podem bloquear os pontos do sistema urinário onde se encontram) e o cálculo de ácido úrico, que é mais comum nos pacientes do sexo ...

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

A ultrassonografia é um exame capaz de detectar pedras maiores que 5 mm. Já a tomografia possui maior resolução de imagem, é capaz de detectar cálculos acima de 2 milímetros e fornece informações mais detalhadas a respeito da densidade e possível composição nas pedras do sistema urinário.

“Ela pode se formar em pouco tempo, de 15 a 20 dias. O crescimento dela vai variar. Às vezes continua pequena, mas pode crescer rápido”, alertou. De acordo com o médico, pedras a partir de 4 a 5 milímetros (mm) podem causar dor.

As recomendações mais antigas sugeriam aos formadores de cálculos renais beberem água mole, com baixo teor em cálcio. Mais recentemente, tem sido sugerida a ingestão de água com elevada concentração de cálcio (água dura) porque esta pode reduzir o risco de formação de cálculos renais.

O maior perigo de ter um cálculo é quando o quadro é assintomático. Pois, o cálculo se aloja no ureter obstruindo as vias, levando então a perda ou destruição do tecido renal. A maioria dos cálculos são causados pelo excesso de ácido úrico na urina ou oxalato de cálcio, ou então algum distúrbio metabólico.

Beber bastante água previne a condição. Verdade. A ingestão de líquido ajuda a diluir os cristais sólidos de sais e minerais nos rins e diminuir a concentração dos mesmos, já que são expelidos pela urina. A recomendação é que um paciente adulto consuma, pelo menos, 2,5 litros de água ao longo do dia.