Qual o tamanho de uma agulha de doar sangue?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

O modelo adotado é o bisel bifacetado ou trifacetado com tratamento de silicone. Em pacientes com veias de grosso calibre, as chamadas “veias grossas” são usadas agulhas 21 x 0,8 mm, já os pacientes com veias de médio calibre, as “veias finas” exigem agulhas 22 x 0,7 mm.

A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital, localizada exatamente na dobrinha do braço, na parte oposta ao osso do cotovelo. Caso não esteja aparente, o paciente deve ser instruído a abaixar um pouco o braço e fechar a mão para que as veias basílica e cefálica fiquem mais aparentes.

Pensando nisso, a professora de biomedicina preparou 5 dicas para não ter mais medo de doar sangue:

  1. A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde. ...
  2. Não há risco de contaminações. ...
  3. A técnica é simples. ...
  4. Somente profissionais realizam a coleta. ...
  5. O procedimento é realizado somente em local adequado.

Evite subidas pesadas e exercícios físicos extenuantes por 12 horas. Esta conduta previne sangramentos e ajuda na cicatrização do local onde a agulha foi colocada. Também permite que seu corpo se ajuste à perda de volume ocorrida na doação.

Quem tem medo de agulha ou de sangue não pode doar
Há pessoas que têm pavor ao ver ou entrar em contato com sangue. No caso de exames convencionais a pessoa vê o recipiente que coleta o sangue se enchendo, porém a bolsa que recebe a doação de sangue, geralmente, não fica à mostra para o doador.

A coleta do sangue é bem rápida: leva de 8 a 12 minutos. Antes, o doador faz uma triagem e passa algumas informações de saúde para os funcionários do local. Todo o processo leva em média 40 minutos.

» Estar em boas condições de saúde. » Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização). » Pesar no mínimo 50kg. » Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

A coleta de sangue é um procedimento não invasivo. O desconforto da coleta é passageiro e costuma ser bastante rápido. Por isso, pela eficiência da técnica, a dor da picada vale a pena.

A “picadela” no dedo antes de dar sangue é dispensável? Não. É certo que os dadores se queixam dessa “picadela”, mas ela surge para garantir a saúde do dador. É com a pequena gota de sangue que colhemos que determinamos a hemoglobina do dador.

Treinar pesado é essencial. Quanto mais massa muscular você desenvolver, mais perto suas veias ficarão da camada mais superficial da pele. Os músculos dependem de nutrientes, que são entregues justamente pelas veias e artérias. Logo, o aumento da massa muscular está diretamente relacionado ao aumento da vascularização.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

Quais são as vantagens de doar sangue?

  • Dia de folga. Em meio a uma rotina repleta de compromissos e tarefas, ter um dia de folga é essencial para recarregar as energias. ...
  • Protege o coração. ...
  • Menos risco de câncer. ...
  • Ajudar quem precisa.

Alimentação

  • Pelo menos três horas antes da doação, evite alimentos gordurosos, como açaí, abacate, leite e seus derivados (queijo, iogurte, manteiga…), massas, frituras, ovos, maionese, sorvete, chocolate, etc.
  • Se preferir doar depois do almoço, aguarde duas horas após ter se alimentado.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.

O material utilizado para coleta é estéril e descartável e sendo assim não existe risco nenhum de contrair doenças infecciosas na doação. Serão feitos exames para Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas, AIDS e para detecção dos vírus HTLV I e II, conforme legislação vigente.

É relativamente comum acontecer mal-estar, tonturas e até desmaios no momento da coleta de sangue. Isso ocorre involuntariamente e os motivos podem ser reflexo do nervosismo ou do jejum prolongado. Sabendo desse risco de quedas, o Hemos emprega ações preventivas pensando na segurança do cliente.

R$ 585,81

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Poucos minutos antes da injeção, tente relaxar um pouco, pense em alguma coisa agradável que o faça sorrir. Em seguida, aplique uma massagem com um pouco de pressão dos dedos na área da injeção, o que permite "distender” a zona onde o medicamento será injetado... um truque ótimo para afastar a dor!

Conversamos com o fisioterapeuta e especialista da CPAPS, Clêdisson Souza, que explicou que dormir bem antes de doar sangue reduz os riscos de efeitos adversos. “Uma boa noite de sono pode evitar que o indivíduo sinta mal-estar, tontura e pressão baixa após doar.