Qual o tamanho de um nódulo benigno?

Perguntado por: mbarros . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

A imensa maioria dos nódulos benignos de mama são os fibroadenomas (tumor de mama não cancerígeno), que são nódulos arredondados e que atingem normalmente cerca de 2 a 3 cm.

Um nódulo mamário pode ser de qualquer tamanho, e o tamanho não afeta as chances de que seja câncer. Sempre que sentir algo em sua mama, que seja novo ou diferente, ainda que pequeno, consulte seu médico.

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela.

Um nódulo na tireoide é considerado grande quando quando passa de dois centímetros ou quando outros nódulos aparecem e se somam em tamanho. Alguns dos sinais para saber se ela está grande e causa prejuízo ao bem estar é se a dificuldades para respirar ou engolir, tosse e rouquidão.

Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue; Presença de nódulo na mama, geralmente indolor; Muita coceira na mama ou no mamilo.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

Entretanto, nem todo nódulo benigno precisa ser removido. Isso só acontece quando eles geram dor, deformam a mama ou causam algum tipo de desconforto.

Crescimento – nódulos pulmonares cancerosos tendem a crescer muito rapidamente com um tempo de duplicação médio de cerca de 4 meses, enquanto nódulos benignos tendem a permanecer do mesmo tamanho ao longo do tempo. Calcificação – nódulos do pulmão que estão calcificadas são mais susceptíveis de ser benigno.

De uma forma geral, apenas nódulos maiores do que 1,0 cm (um centímetro) são candidatos para punção. Porém, nem todos os nódulos desse tamanho precisam ser puncionados. Conforme o grau de suspeita, os limites de tamanho do nódulo para indicar punção podem variar, podendo chegar até 2,5 cm (dois centímetros e meio).

O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.

Um nódulo benigno pode se transformar em câncer no futuro? Não. Um nódulo benigno será sempre benigno. Tumores benignos serão benignos por toda a vida, um tumor benigno não “vira” ou não se torna maligno.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

Um NÓDULO IRREGULAR não é oval nem redondo. A margem é o limite ou a fronteira da lesão. Em um nódulo mamográfico a margem deve ser descrita como: circunscrita, obscurecida, microlobulada, indistinta ou espiculada.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

São causadas por alterações hormonais, antes ou durante a menstruação. Muitas vezes, os nódulos estão presentes em ambos os seios e causam dor. Os nódulos mamários podem crescer e se tornar dolorosos antes da menstruação. Em alguns casos, observam-se secreções na mama.

Normalmente, esses nódulos são benignos (não colocam a vida de ninguém em risco), principalmente quando apresentam um tamanho inferior a 30 mm.

Na grande maioria dos casos, os nódulos no pescoço surgem porque o organismo do paciente está combatendo algum tipo de doença, inflamação ou infecção. Quando os nódulos no pescoço são causados por esse motivo, eles geralmente desaparecem após 3 ou 4 semanas, sem que seja necessária qualquer intervenção médica.