Qual o tamanho de um corpo lúteo fecundado?

Perguntado por: rgouveia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O corpo lúteo é relativamente grande em relação ao ovário, tendo cerca de 2 a 5 cm.

Um bom folículo dominante no ovário, é aquele que mede cerca de 14mm até 30mm. Ele é um sério candidato à ser liberado para ovular e ser fecundado para dar origem à um bebê. Após atingir o tamanho ideal, de 19 a 30mm, ele recebe um estimulo do LH que faz a ruptura desse folículo e libera então o óvulo.

Como o corpo-lúteo é formado? Como dissemos logo no início do post, o corpo-lúteo se forma após a ovulação. O folículo — unidade funcional do ovário — se rompe e libera o óvulo que amadureceu sob ação do hormônio luteinizante (LH).

Possui duração de 11 a 16 dias, dependendo do organismo da mulher, e começa quando o folículo que continha o ovócito durante a ovulação se transforma em corpo lúteo. A partir de então, passa a produzir progesterona e estrogênio. O pico desta produção acontece geralmente no 14º dia da fase lútea.

Qual a espessura normal do endométrio no início da gravidez? Essa espessura pode variar, mas, em vias gerais, para que o embrião faça uma correta implantação no endométrio, a espessura mínima é em torno de 7/8 mm e a máxima entre 12 e 14mm na ovulação. A medida exata pode ser conferida pelo ultrassom transvaginal.

É possível engravidar na fase lútea? Sim. Porém, depois da ovulação, o óvulo só sobrevive por 12 a 24 horas. Assim, você pode engravidar somente no primeiro dia da fase lútea.

Na mulher que tem os dois ovários, estes alternam de forma aleatória a função de liberar um óvulo maduro para a fecundação todos os meses. Entretanto, quando a mulher tem apenas um ovário, ele mesmo se encarrega de liberar mensalmente o óvulo, ou seja, sob essa perspectiva, as chances de concepção são as mesmas.

O folículo é considerado maduro quando ele mede 16 à 22mm no ultrassom. Caso esteja acima disso, provavelmente ele virou cisto e terá regressão espontânea na mesntruação.

Um folículo maduro que está prestes a ovular, num ciclo natural, mede entre 18 mm e 25 mm. Quando é realizado tratamento com indutor de ovulação, esses folículos podem chegar a medir 31 mm em média.

Os folículos crescem em média 2mm por dia. O endométrio aumenta 1 a 2mm/dia e sua espessura ideal no dia da ovulação situa-se entre 7 e 15mm para que ocorra a nidação (fixação do óvulo fecundado no útero).

Fase lútea
Assim que o óvulo sai do folículo maduro, o local passa a ser chamado de corpo lúteo ou corpo amarelo, sua cor predominante.

Fase lútea
O colo do útero apresenta uma secreção mais espessa, menos fluida, causando um corrimento vaginal mais branco, pastoso e firme, diferente da secreção do período fértil.

A fase lútea é o segundo estágio do seu ciclo, que ocorre após a ovulação e antes do início da menstruação. Durante esse período, o colo do útero ficará um pouco mais duro e o muco cervical começará a engrossar. Em vez de ser fino e agudo, será mais pegajoso e pode parecer turvo.

Quando o óvulo é finalmente liberado para ser fecundado, o que era o folículo dominante agora se torna um corpo lúteo. O corpo lúteo passa a secretar progesterona para que o endométrio se mantenha grosso. Assim ele pode abrigar um possível embrião quando ocorre a nidação e levar à frente a gravidez.

Sim, é normal. Os sintomas de cólica podem ocorrer em varias fases do ciclo menstrual, na ovulação ou durante o sangramento são os mais comuns.

Progesterona na gravidez
Se o embrião se implanta no endométrio, dando início à gestação, o corpo-lúteo produz progesterona até a 10ª semana de gestação. A partir daí, será a placenta que se encarregará de secretar progesterona até o final de gestação.

A espessura do endométrio desejada para uma taxa maior de sucesso em um processo de fertilização varia entre 7 mm e 14 mm. Quando a espessura do endométrio é menor, de até 6 mm, ele é chamado de endométrio atrófico.

Sinais do Endométrio na Gravidez. As vezes o endométrio pode dar sinais de que a gravidez está acontecendo. Sangramentos discretos como borra de café, uma espécie de clara de ovo no tom marrom e até mesmo um leve sangramento rosado podem aparecer indicando a implantação do embrião no endométrio.

Espessura endometrial menor que 4 mm, está associado a atrofia endometrial e emhuma doença está presente na maior parte das vezes. Na presença de sangramentos recorrentes e espessura endometrial menor que 4 mm, é importante a avaliação de uma especialista.