Qual o tamanho de um bebê de 42 cm?

Perguntado por: esales . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Tabela de Peso e Tamanho do Feto

SemanaTamanho Cabeça ao PéPeso
4051,2 cm3462 gramas
4151,7 cm3597 gramas
4251,5 cm3685 gramas
4351,3 cm3717 gramas

Você, com certeza, conhece bebês que nasceram maiores, com mais de 3,5 kg e por volta de 50 cm, e outros, menores, com menos de 3 kg e cerca de 45 cm. A diferença pode parecer pouca, mas é representativa quando se trata de recém-nascidos.

O peso tido como normal para um recém-nascido é entre 2,5 e 3,8 quilos, enquanto o comprimento varia entre 46 e 54cm.

Classificação de peso versus idade gestacional:

  1. Pequeno para a Idade Gestacional (PIG): Recém-nascido com peso menor do que 2.500g;
  2. Adequado para a Idade Gestacional (AIG): Recém-nascido com peso entre 2.500g a 3.999g;
  3. Grande para a Idade Gestacional (GIG): Recém-nascido com o peso maior do que 4.000g;

O peso ideal de uma criança nascida no tempo normal de gestação, ou seja, entre 37 e 41 semanas, está em torno de 3 kg a 3,5 kg.

O peso normal de um recém-nascido varia entre 2.500 e 4.500 gramas (95%), sendo a média de 3.400 gramas. O peso nem necessariamente tem a ver com a qualidade da saúde do bebê.

P – Tamanho ideal para um bebê entre 1 á 3 meses, com peso de 4 á 4 kg e com altura de 50 á 60 cm. Esse tamanho, como citado acima, é certamente o primeiro tamanho procurado na hora que alguém descobre a gravides ou vai presentear alguém que está gravida.

Uma ultrassonografia. leia mais pode ser utilizada para determinar o tamanho do feto e calcular o peso fetal para confirmar o diagnóstico de bebê grande para a idade gestacional (GIG). Após o nascimento, o diagnóstico de GIG é feito por meio da avaliação da idade gestacional e do peso do bebê.

Não há contraindicação do peso do feto para o parto natural!
São 4kg distribuídos pelo corpinho da criança – o peso não está direcionado apenas na cabeça e no ombro, e se a mulher quer e tem condição de tentar um parto natural, sua decisão deve ser respeitada.

Isso pode acontecer por questões genéticas ou da característica da própria criança, ou então por alguma ineficiência na gravidez. Mas, estando acima de 2,5 kg, o peso é considerado normal. O bom é que dá para usar por mais tempo as roupas tamanho RN.

Bebês menores do que o normal, segundo o número de semanas de gravidez (idade gestacional), são chamados de pequenos para idade gestacional (PIG). Isso pode ocorrer com crianças nascidas antes de 37 semanas de gravidez (prematuros), entre 37 e 41 semanas (a termo) ou depois de 42 semanas (pós-termo).

Em torno da 20ª semana de gestação, no ápice do crescimento intrauterino, o feto chega a crescer 10 cm a cada 4 semanas. O pico da velocidade de ganho ponderal é atingido por volta da 30ª a 32ª semana de gestação, quando o feto pode ganhar até 1 kg a cada 4 semanas.

Segundo a enfermeira obstetra, Natália Cunha, bebês com mais de 50 cm ou pesando acima de 3,5kg são atípicos. “Normalmente, recém-nascidos nascem com peso entre 2,8kg e 3,5kg, em parto normal ou cesárea”, explica.

José Gabel é membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e comenta que nos primeiros meses o bebê cresce de 4 a 5 cm por mês. “Depois, com uns 3, 4 meses, ele cresce em média 3 cm. Depois diminui para 1,5cm a 2 cm por mês.

Entre os motivos que levam uma criança a crescer mais do que esperado para sua idade gestacional, são os mais comuns o diabete materno não controlado na gestação e o tamanho dos pais (se foram bebês grandes), que leva o indivíduo a ser denominado recém-nascido grande para a idade gestacional constitucional.

É normal ganhar um quilo por mês.
No entanto, para estabelecer uma média, o mais comum é o ganho de 1 a 2 quilos por mês durante o primeiro trimestre. Após esse período, fica em torno de 500 gramas por semana.

Saiba se a gestante pode escolher o parto
Como mencionamos, a vontade da gestante deve ouvida pelo médico. De acordo com a resolução Nº 2.144/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), a mãe pode escolher o tipo de parto, durante as consultas pré-natal.

1O bebê começa a ganhar mais peso a partir da 20ª semana de gestação. 2O peso da mulher durante e até mesmo antes da gestação influência diretamente no peso do bebê. 3Comer muito faz com que o bebê ganhe peso, porém é preciso manter uma alimentação saudável. 4“Comer por dois” durante a gravidez é um mito.