Qual o tamanho de fossa séptica para 4 pessoas?

Perguntado por: aportela4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

FOSSA COMUM 04 PESSOAS 68CM X 50CM.

Geralmente, o tamanho dessa fossa vai depender muito da quantidade de pessoas que tem na casa. É necessário que a sua capacidade seja sempre acima de 1000 litros, o que dá uma média de consumo de 200 litros, por pessoa, de água.

Por exemplo, imagine que iremos dimensionar um Biodigestor para um escritório com 12 funcionários. Basta multiplicar o número 12 (Quantidade de Pessoas) por 50, que é a Média Diária de Esgoto (por pessoa) de um empreendimento com esse perfil. Como 12×50 = 600, precisaríamos de um Biodigestor de 600 litros/dia.

A fossa séptica e o biodigestor são excelentes escolhas para o tratamento do esgoto. A fossa séptica e o biodigestor são dois sistemas muito interessantes para tratar o esgoto residencial ou em propriedades rurais. Ambos são opções sustentáveis e que ajudam no descarte inteligente de resíduos.

Elas devem ser construídas do lado do banheiro, para evitar curvas nas canalizações. Também devem ficar num nível mais baixo do terreno e longe de poços ou de qualquer outra fonte de captação de água (no mínimo 30 metros de distância), para evitar contaminações, no caso de eventual vazamento.

A menor fossa pré-moldada tem capacidade de 1000 litros, medindo 1,1X1,1 metros (altura X diâmetro). Para volumes maiores é recomendável que a altura seja maior que o dobro do diâmetro.

A cal é usada para uma solução cáustica que irá dissolver e eliminar a sujeira encontrada nos compartimentos da Fossa Séptica, Poço e Sumidouro. A mistura é feita com a diluição de 1 quilo de cal virgem, para cada 20 litros de água.

O preço costuma ser relativo à cada região, determinado pela oferta e pela demanda dos serviços, mas a maneira mais comum de cobrança do serviço é baseado em um preço fixo por metro cúbico (m3) ou pacotes por tipo e tamanho médio de fossa. Atualmente, o preço médio varia entre R$ 200,00 e R$ 270,00 por m3 .

Uma fossa quadrada com largura de 1,5m x 1,5m e profundidade de 3m, então basta multiplicar 1,5×1,5 que da um total de 2,25m em seguida basta multiplicar esse valor pela profundidade da fossa que é de 3m ficando 2,25×3 que da um total de 6,75. Portanto nesse caso temos uma fossa com a capacidade total de 6,75m³.

Quando a fossa está cheia? O tempo que se leva para que a fossa séptica encha com os resíduos sólidos, ou lama, depende da quantidade de pessoas que usam o sistema, os tipos de objetos que entram no sistema (tal como graxa e até mesmo comida) e o comprimento da própria fossa.

V = N (C.T + K.
Onde: V = volume útil, em litros; N = quantidades de pessoas; C = contribuição de despejos (litros/pessoa x dia; ver tabela 1);

Largura mínima interna: 0,80m; Diâmetro interno mínimo: 1,10m; Relação comprimento/largura (para tanques prismáticos retangulares): mínimo 2:1; máximo 4:1; A profundidade mínima deve seguir os valores da tabela abaixo.

30 metros

A fossa séptica deve ser instalada a uma distância de pelo menos 30 metros da casa e longe de onde se faz a captação da água.

Desvantagens:

  • Um sistema séptico mal mantido pode atrair moscas e insetos que podem transmitir doenças infecciosas que colocam em risco a saúde;
  • Pode ocorrer a contaminação do solo quando não se realiza a manutenção devida;
  • Entupimento por óleo, graxa, gorduras e outros materiais.

A tampa deve ser composta de concreto. Já as paredes podem ser formadas de tijolos ou pedras, a fim de facilitar a penetração da água no solo.

Os detritos que chegam lá são o alimento de tais bactérias que os decompõem e transformam para que não prejudiquem a natureza. Desse modo, a bactéria para fossa “quebra” os resíduos que estão nesse receptáculo, os transformando em gases e líquidos, ajudando a deixar a água mais limpa para voltar ao meio ambiente.

E a questão é que o papel higiênico pode entupir as fossas, prejudicando o processo. Já para quem tem rede coletora de esgoto, jogar papel na privada só está liberado em prédios, que têm mais pressão da água para empurrar o papel por aí. Se você mora em casa precisa conhecer bem o encanamento.

Já a fossa seca é um projeto bem elaborado assim como a fossa séptica, com diferença de que a fossa seca é construída para receber materiais sólidos e pastosos, enquanto a fossa séptica recebe apenas materiais líquidos.

O mais indicado é que, quando for plantar árvores ou plantas em geral escolha um local afastado da sua fossa séptica, mantendo uma distância apropriada para este tipo de plantação e uma vegetação baixa próxima a fossa, assim, não terá o risco do seu sistema de esgoto ser prejudicado.

A Fossa não deve receber os outros efluentes do banheiro (pia e chuveiro), tanque ou pia da cozinha (“água cinza”), pois estes possuem componentes, como sabões e detergentes, que podem prejudicar o processo de tratamento.

Na fossa séptica só entram os dejetos que vem do vaso sanitário. A água que vem das pias e ralos devem seguir para outro caminho, uma vez que elas contam com a presença de detergentes e sabão que podem matar microorganismos que são necessários para a decomposição do esgoto.