Qual o tamanho da pedra no rim que precisa de cirurgia?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Geralmente, pedras entre 5mm e 10mm podem ser eliminadas com medicamentos apenas. Já se o tamanho da pedra no rim for entre 10mm e 15mm ou que se localizam no canal da uretra, não são eliminadas somente com medicamentos, sendo necessária a intervenção cirúrgica.

Cálculos maiores que 10 mm (1 cm) localizados no início do ureter, próximo ao rim, não costumam sair sozinhos, pois são até três vezes maiores que o diâmetro médio do ureter.

Cálculos de até 7mm tem 70% de chance de serem eliminados espontaneamente. Em geral, medicamentos para controle da dor e outros que agem relaxando a musculatura do ureter (tansulosina) facilitam esse processo de expulsão.

Apesar de ser uma doença benigna, as pedras nos rins podem causar complicações sérias caso não seja tratada corretamente, como: infecções no trato urinário, sepse, insuficiência renal e em casos mais graves, até o risco de óbito.

Uma das medicações mais utilizadas na prática para auxiliar a eliminação destes cálculos é tansulosina, um alfabloqueador.

Quais são as formas de expelir o cálculo renal de forma natural?

  1. Beba mais água.
  2. Consuma sucos cítricos.
  3. Pratique exercícios físicos regularmente.
  4. Consuma fibras diariamente.

A cirurgia é realizada com a passagem do endoscóspio pelo canal da uretra para localização e fragmentação do cálculo que, posteriormente, é removido com auxílio de sondas.

Além da Litotripsia por Ondas de Choque, também são oferecidos aos pacientes procedimentos como laser, introdução de sonda pela uretra ou cirurgia aberta.

Quando o cálculo tem até 1cm de tamanho e o paciente não tem dor sem controle, alteração de funcionamento dos rins e suspeita de infecção urinária associada, podemos utilizar uma família de medicamentos para facilitar a eliminação dos cálculos, os alfabloqueadores.

Nos casos menos graves, cujo tamanho das pedras varia entre 1 e 4mm, geralmente, exigem somente o repouso, cuidados com a alimentação e, algumas vezes, um medicamento. Na maioria das vezes, as pedras nos rins são eliminadas naturalmente pela urina.

A ultrassonografia dos rins é um dos exames por imagem mais simples e, ao mesmo tempo, mais indicados para identificar a presença do cálculo renal, sendo possível saber seu tamanho e se há mais de uma pedra no órgão.

Cálculos menores do que 6 milímetros podem ser expelidos sem tratamento específico, ressaltando que o paciente pode ter cólica renal durante a sua eliminação. Cálculos que não sejam de ácido úrico e tenham mais do que 6 milímetros devem ser tratados por algum método intervencionista.

Os quatro tipos são:

  • Cálculos de Cálcio. São os de maior incidência nos casos de pedras nos rins. ...
  • Cálculos de Cistina. É a menos comum. ...
  • Cálculos de Estruvita. São encontrados na grande maioria dos casos em mulheres com infecção urinária. ...
  • Cálculo de Ácido Úrico.

Ou seja, você pode conviver durante anos com ela, sem nem saber da sua existência. No entanto, na maioria dos casos, o cálculo renal pode provocar uma série de sintomas, além de ocasionar uma dor intensa. Esses sintomas precisam servir como um “sinal de alerta” de que algo está acontecendo.

Na maioria dos casos, 85% das pessoas conseguem expelir as pedras naturalmente pela urina. Nos casos graves, quando o paciente deixa de realizar o tratamento de forma adequada, alguns cálculos chegam a entupir os rins, causando a perda irreversível da função renal.

Alguns Fatores Podem Causar Pedras nos Rins:
Abuso de sal na alimentação; Consumo de oxalato em excesso; Dieta desequilibrada e rica em gordura; Sedentarismo.

O que é bom para expelir pedras nos rins? As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

2. Anti-inflamatórios: São indicados, pois, à medida que a pedra se movimenta, ela vai causando feridas, que podem inflamar e piorar mais ainda a dor. Exemplos: Ibuprofeno ou Profenid.

Quanto tempo demora para expelir as pedras nos rins? O tempo necessário para eliminar uma pedra nos rins difere de pessoa para pessoa. Uma pedra menor que 4 mm (milímetros) pode passar de uma a duas semanas. Uma pedra maior que 4 mm pode levar cerca de duas a três semanas para desaparecer completamente.