Qual o tamanho da mala para viajar de avião?

Perguntado por: agois . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

As informações são definidas pelas companhias aéreas e estão obrigatoriamente descritas no contrato de transporte. Na GOL e na LATAM, a bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos).

35 x 25 x 55 cm

A Latam também faz parte da Abear, cujas regras permitem levar uma mala de mão de até 10 kg com medidas de até 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Isso vale para voos domésticos e voos internacionais operados pela Latam.

Atualmente, é possível levar como bagagem de mão uma mala de até 10 kg mais um item pessoal, que pode ser uma mochila ou bolsa menor com documentos, dinheiro, objetos de valor. Esta regra vale tanto para para voos domésticos quanto para voos internacionais.

Quais são os limites para a bagagem de mão no Brasil?

  1. GOL: 55 x 40 x 25 cm (a única que utiliza um limite de 120 cm);
  2. LATAM: 55 x 35 x 25 cm;
  3. Azul: qualquer combinação, desde que não ultrapasse 115 cm;
  4. Avianca: 55 x 35 x 25 cm.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Peso. A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. O valor do excesso de bagagem por peso não é uma regra única.

Ao despachar sua mala de viagem 23 kg, existe o risco de que ela seja extraviada ou violada. Por isso, não é indicado levar medicamentos e itens de valor, como jóias e dinheiro.

E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

A possibilidade de transporte de remédios se torna um pouco mais restrita quando a substância é utilizada na forma líquida ou em spray. Nesses casos, só é possível transportar na bagagem de mão até 100 ml, em embalagem vedada, transparente, de no máximo 1 litro e de dimensões que não superem 20 cm x 20 cm.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene. E as roupas foram dobradas de forma intercalada, para manter as peças sem amassar e para aproveitar melhor o espaço.

Se você quiser levar uma mochila de mão maior que o espaço embaixo das poltronas, deve viajar apenas com ela. Nesse caso, a mochila é considerada bagagem de mão, em vez de item pessoal, e deve ser transportada no compartimento superior do avião. Além disso, cada passageiro só pode carregar uma mala no compartimento.

Simples de usar, basta pendurar a bagagem de mão no gancho, levantá-la e, assim, identificar o peso correspondente. Se passar de 10 kg, já sabe: alguns itens vão precisar ser retirados ou a mala será despachada.

A mala de bordo é aquela que vai junto com você durante toda a viagem. Ela precisa atender às medidas máximas permitidas pela companhia aérea para que possa ser levada nos compartimentos de bagagem acima dos assentos do avião. Já a mala despachada é aquela que vai no bagageiro do avião.

Peso e tamanho máximos: o peso máximo da bagagem despachada é 23 kg (51 lb). O tamanho máximo da bagagem despachada é de 158 cm lineares, somando comprimento + largura + altura. (62,2 in).