Qual o tamanho da diástase para operar?

Perguntado por: upires8 . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

Pacientes com diástase abdominal acima de quatro centímetros apresentam sobra de pele e essa condição pode, então, ser corrigida com a abdominoplastia.

Cirurgia reparadora pós bariátrica de pacientes que apresentam excessos de pele após a perda de peso acentuada, o que inclui a cirurgia de diástase. Cirurgia reparadora de pacientes com deformidades físicas congênitas ou adquiridas, ou ainda de pessoas com queimaduras que necessitam de enxertos de pele.

A diástase abdominal é o afrouxamento da parede abdominal e ocorre principalmente com envelhecimento, após a gestação ou com perda considerável de peso. Esse afrouxamento pode ser pequeno, cerca de meio centímetro, ou grande, chegando até a sete centímetros.

Como é a barriga de quem tem diástase? A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

Em relação ao afastamento dos músculos abdominais, é considerado patológico quando é superior a 2 dedos.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

O diagnóstico da diástase é realizado pelo cirurgião plastico através do exame físico do paciente ou com a realização de exames como ultrassonografia de parede abdominal, que irá mensurar o quanto de abertura a musculatura possui.

O valor de uma cirurgia de diástase varia de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00, dependendo da extensão da cirurgia, das técnicas aplicadas pelo cirurgião e da cidade em que você está.

Além dos riscos comuns a todas as cirurgias, como trombose, uma das mais perigosas complicações é a ruptura dos pontos, que pode ocorrer por muito esforço, levando à hemorragia, hematoma e recidiva da diástase.

A abdominoplastia é uma cirurgia que normalmente não entra nas coberturas oferecidas pelas operadoras. Porém em casos específicos, onde o excesso estiver causando dano à saúde da pessoa, o plano de saúde pode cobrir, para isso, é necessário apresentar laudo médico que comprove a necessidade do procedimento.

Como saber se tenho Diástase
A primeira forma de avaliação é deitar-se na cama e forçar o abdômen como se fosse fazer um exercício abdominal. Nesta postura, pressione com os dedos no centro da barriga para sentir se existe um espaçamento entre os músculos.

Os resultados finais aparecem entre quatro e seis meses, após diminuição do inchaço da região. A cicatriz final fica bem disfarçada, na altura da cicatriz da cesárea e ao redor do umbigo.

No entanto, quando o afastamento permanece, é uma situação de diástase. Esse problema pode levar a dor abdominal, lombar, perda urinária e até o rebaixamento de órgãos como bexiga e útero.

Diástase com ruptura central: associada à barriga de grávida e a barriga com buraco com ou sem hérnia umbilical; Diástase com ruptura abaixo do umbigo: associada à barriga avental e a barriga pochete; Diástase com ruptura acima do umbigo: associada à barriga de estômago alto.

O principal sintoma de rompimento dos pontos internos é uma mudança no formato da região. Então, a região da ruptura fica abaulada, mais alta que seu entorno.