Qual o supermercado mais antigo do Brasil?

Perguntado por: dcalixto . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O primeiro supermercado aberto no Brasil, reproduzindo o modelo americano, foi o “Sirva-se”, inaugurado em agosto de 1953. O seu fundador, Mário Wallace Simonsen, era, à época, um dos mais importantes empresários do Brasil.

O dono do título de primeiro supermercado é o King Kullen, inaugurado em 1930 pelo empresário americano Michael Cullen. A estratégia do pioneiro era simples: ele comprou um galpão industrial, adaptou o lugar para vender comida e deixou que as pessoas se servissem sozinhas.

Empórios, mercearias e armazéns de secos e molhados abasteciam as casas dos paulistanos. Até meados da década de 1950, os paulistanos não tinham supermercado na cidade.

Atualmente, a liderança pertence a rede Carrefour, apresentando um faturamento bruto de R$ 74,7 bilhões em 2020.

Sortimento e variedade

PosiçãoSupermercado
1º lugarZaffari
2º lugarLíder
3º lugarMuffato

O setor supermercadista é um segmento importante para o varejo alimentar e movimentou mais de R$ 600 bilhões em 2021 nas mais de 92 mil lojas espalhadas pelo país.

A rede foi criada em 1979 na Espanha e atualmente possui mais de 7.182 lojas em oito países. A bandeira Dia % é usada na Argentina, Brasil, China e Espanha. Em Portugal, atua com a designação de Minipreço, com um total de 608 lojas em 2019. A bandeira atua no Brasil desde 2001.

grupo Carrefour

Atacadão é uma rede brasileira de supermercados atacado-varejista, pertencente ao grupo Carrefour.

7-Eleven

A enorme rede de varejo 7-Eleven é a maior de supermercados do mundo. A 7-Eleven é a maior rede de supermercados do mundo, com mais de 46.000 pontos de venda em 16 países. O supermercado tem sede no Japão e nos EUA. O Japão tem o maior número de estabelecimentos em 15.000.

Abilio Diniz

De acionista de uma das maiores redes de supermercados do mundo, o Carrefour, a investidor em um e-commerce de vinhos, o empresário Abilio Diniz, 84 anos, dono de uma fortuna de 2,7 bilhões de dólares, segundo a Forbes, continua empreendendo.

Não há dúvidas de que a Turquia é um dos lugares mais fascinantes do planeta. Parte dela o Nômades Digitais já mostrou aqui, mas tem uma atração que se mantém como uma das mais visitadas do país e do planeta: o Grand Bazaar, em Istambul, que é simplesmente o mercado mais antigo do mundo.

Decisão se deve ao sucesso do formato de lojas no Brasil e faz parte do Planejamento Estratégico 2026. Com desenvolvimento acelerado do Atacadão no Brasil, que tem expandido sua marca com a conversão das lojas adquiridas do Grupo Big, o Grupo Carrefour anunciou a abertura de uma unidade do Atacadão na França em 2023.

O Itaú tem a marca mais valiosa do País, avaliada em R$ 44,4 bilhões, crescimento de 9% em um ano, enquanto a do Bradesco é avaliada em R$ 28,6 bilhões, alta de 4%. As marcas de cerveja Skol e Brahma vêm em seguida, com valores de R$ 18,9 bilhões e R$ 13,3 bilhões.

Ilson Mateus

Presidido por Ilson Mateus, que também a maior fatia da companhia, com participação de 52,75%, o Grupo Mateus é considerado uma das maiores empresas de varejo alimentar do Brasil.

Renan Brasileiro

Renan Brasileiro - Proprietário - supermercado brasileiro | LinkedIn.

O Grupo Carrefour Brasil lidera a lista das maiores empresas varejistas brasileiras, segundo o Ranking Ibevar-FIA. Com um faturamento anual de R$ 81,1 bilhões, a varejista de origem francesa lidera a lista das 120 organizações que compõem a edição 2022, que avalia dados de 2021.

  • Clemens Brenninkmeijer
  • August Brenninkmeijer

A Amazon domina o certame com folga. A empresa tem valor de mercado estimado em mais de 165 bilhões de dólares, o dobro do Alibaba, empresa que é considerada a versão asiática da Amazon. Os fast foods McDonald's e Starbucks estão no top cinco.

A operação marca a volta de Abilio Diniz ao varejo e ele passará a concorrer diretamente com Jean-Charles Naouri, presidente do Casino e atual controlador do Grupo Pão de Açúcar (GPA).

Segundo o consultor Leandro Rosadas, um supermercado pode chegar a custar R$ 3.000 por m² de área de venda. Desse total, R$ 1.250 por m² seriam destinados para a aquisição de equipamentos e infraestrutura.

Nossa História | Supermercado Savegnago. Em 30 de agosto de 1976, Aparecido Savegnago, ao lado dos filhos José Carlos, Antônio Aparecido (Toninho) e Sebastião Edson (Chalim), inaugurou a primeira loja da rede Savegnago na cidade de Sertãozinho/SP.