Qual o sujeito do verbo no imperativo?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O imperativo não tem sujeito expresso, é então a terminação do verbo ou do auxiliar que indica a pessoa a quem se dirige o locutor;. Ex: Regardez! (Olhe!)

Exemplos de frases no modo imperativo
Pare imediatamente! Arrume essa confusão, por favor. Não espere por mim. Não mexam aí!

O sujeito é um dos termos essenciais da oração e, normalmente, está localizado antes do predicado. Para identificar o sujeito, é necessário buscar o termo sobre o qual se diz alguma coisa, verificar se ele pode ser substituído por um pronome pessoal do caso reto e se ele concorda com o verbo.

Imperativo Negativo

  1. não sejas tu.
  2. não seja você
  3. não sejamos nós.
  4. não sejais vós.
  5. não sejam vocês.

No caso das pessoas “tu” e “vós”, o imperativo afirmativo é formado a partir do presente do indicativo, eliminando-se o “s” ao final da conjugação. Para as demais pessoas, a formação é igual à do presente do subjuntivo.

É um adjetivo que expressa uma ordem, que manda com autoridade, que busca imposição. Ex.: Seu discurso tem um tom imperativo. Imperativo é o que representa algo imperioso, que governa de forma incontestável, indiscutível. Ex.: Seu governo é imperativo.

Uma frase imperativa aceita a 2ª e 3ª pessoa do discurso no singular e plural e a 1ª pessoa do plural. No português brasileiro, não existe frase imperativa em 1ª pessoa do discurso no singular.

Um verbo no modo imperativo pode indicar ordem, pedido, convite, súplica e conselho. As formas do modo imperativo são: Imperativo afirmativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma afirmação. Imperativo negativo: a ordem (ou pedido) está relacionada a uma negação.

Os textos instrucionais se caracterizam, sobretudo, pelo uso do imperativo (afirmativo e negativo).

Imperativo afirmativo

  • Façam silêncio, por favor!
  • Saia daqui imediatamente!
  • Pede o teu cartão de visitante ao porteiro.

Tipos de sujeito

  1. Sujeito simples. Quando o verbo principal de uma frase faz referência a um sujeito de núcleo único, temos um sujeito simples. ...
  2. Sujeito composto. ...
  3. Sujeito oculto ou sujeito desinencial. ...
  4. Sujeito determinado. ...
  5. Sujeito indeterminado. ...
  6. Sujeito inexistente (oração sem sujeito)

Sujeito simples, composto, elíptico e indeterminado: São esses os tipos de sujeito encontrados nas orações.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Assim, numa frase como «Precise a hora em que isso aconteceu», o verbo precisar ocorre no modo imperativo; mas numa frase como «Precise de emagrecer», em que precisar funciona como verbo auxiliar, esse modo não é admitido.

Veremos mais à frente que o verbo no infinitivo se apresenta de duas formas. Mas, por ora, vale saber que, para identificá-lo, basta observar a terminação: Em seu estado natural: ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr) Quando flexionado: es, des, em e mos.

O dicionário de verbos conjugados que possuo (Dicionário Dom Quixote dos Verbos da Língua Portuguesa, de Ana Maria Guedes e Rui Guedes) apresenta as formas do imperativo (afirmativo) do verbo poder: (tu) pode, (você) possa, (nós) possamos, (vós) podei, (vocês) possam.