Qual o sufixo de doença?

Perguntado por: dgois . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Resumo. Os sufixos -íase e -ose, utilizados ambos para designar doença, estado mórbido, são oriundos do grego e chegaram até nós através do latim. Têm uma origem comum, resultando do sufixo -SM, que se acrescenta às formas nominais dos verbos gregos para designar ação, estado ou qualidade.

As doenças infecciosas e parasitárias, de modo geral, são designadas por meio dos sufixos -íase e -ose.

Neste período, usava-se o termo “homossexualismo” para referir-se à orientação sexual de uma pessoa. Vale ressaltar que o sufixo “-ismo” significa “doença”, uma “patologia”.

O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.

Os vocábulos “dentista” e “algodoal” apresentam os sufixos nominais “-ista” e “-al”.

O sufixo é o responsável pela criação de outras palavras, as chamadas palavras derivadas. O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Você vai conhecer o sufixo "al" utilizado ao final das palavras para mudar seu significado, tornando-as adjetivos em inglês, ou seja, atribuindo características para algo ou alguém.

1. Geralmente usada numa situação de conforto, prazer.

O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.

Você conhece os prefixos e sufixos mais usados na Enfermagem? Os prefixos são palavras que vem antes do radical e os sufixos são palavras que vem depois do radical. Esse conteúdo faz parte das aulas de Terminologias, assim como: Terminologia Cirúrgica.

Se o afixo estiver antes do radical é chamado de prefixo e se estiver depois do radical é chamado de sufixo. Os prefixos podem modificar o sentido dos radicais, mas geralmente mantêm a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem modificar o sentido dos radicais e também a classe gramatical a qual pertencem.

Sufixo nominal. = que provoca; que se caracteriza por: medonho, risonho, tristonho.

Somando-se ao grupo dos “ismos” que marcaram os primórdios da formação da sociedade brasileira, (patriarcalismo, coronelismo, mandonismo, clientelismo, entre outros) tem-se o populismo e o paternalismo.

Existem diversos tipos de ismos, cada um com uma visão específica sobre a sociedade. Alguns exemplos são: liberalismo, conservadorismo, marxismo, anarquismo, nacionalismo, entre outros.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

Resposta: É sufixo pois capaz é a junção de in+capaz= incapaz me desculpe se estiver errado.

Sufixos são elementos (isoladamente insignificativos) que, acrescentados a um radical, formam nova palavra. Sua principal característica é a mudança de classe gramatical que geralmente opera. Dessa forma, podemos utilizar o significado de um verbo num contexto em que se deve usar um substantivo, por exemplo.

Sufixo nominal = (o) que exerce certo ofício, profissão ou atividade, máquina ou aparelho, recipiente: barbeiro, costureiro, hoteleiro, vaqueiro.