Qual o sufixo de abundância?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os ingredientes estão todos presentes e em grande abundância. Oso é o sufixo que indica abundância.

A palavra abundância vem do Latim ab, que significa “fora”, “para fora”, e undare, ligado à palavra onda, isto é, significa “fluir”, “ondular”. De certa forma, a etimologia de abundância nos mostra que o termo envolve o ato detransbordar, fluir de dentro para fora.

Sufixos. Os sufixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que sucede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido e, principalmente, alteram a classe gramatical a qual pertencem. Os sufixos podem ser nominais, verbais e adverbiais.

Os sufixos nominais são afixos que se aglutinam a um radical para originar um substantivo ou um adjetivo. Perceba que os segmentos em destaque (-ão; -zinho; -ada; -ice) criam novas palavras (substantivos ou adjetivos) ao aglutinarem-se a um radical. Esse tipo de segmento é chamado de sufixo nominal.

O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.

Esta palavra é formada por um único constituinte morfológico, que é um radical (caminh-) para além do constituinte temático (-o) e do(s) sufixo(s) de flexão.

O gênero feminino, por sua vez, é indicado pelo sufixo -a (desinência de feminino). Quando flexionamos a palavra cachorro (gerando “cachorra”), o que ocorre é a “queda” da vogal temática -o quando se insere o sufixo de gênero feminino -a.

Sinônimo de abundância

  • Grande quantidade: 1 profusão, abastamento, abastança, afluência, cópia, copiosidade, fartura.
  • Grande quantidade de bens materiais: 2 fortuna, luxo, opulência, riqueza.
  • Quantidade que excede o necessário: 3 excesso, exagero, demasia, exuberância, superabundância.

substantivo feminino Quantidade excessiva de; uma grande porção de; fartura: abundância de alimentos, de indivíduos. [Por Extensão] Excesso do que é necessário para viver; bens em exagero; fortuna: estava vivendo na abundância.

1. Quantidade maior que a precisa. 2. [Figurado] Riqueza; fartura.

Assim, ao analisarmos a palavra “livraria”, temos: livr – constituindo o radical. -aria – representando o sufixo, ou seja, a parte que lhe foi acrescentada, dando origem a um novo vocábulo.

Origem etimológica:dente + -ar.

É uma palavra formada pelo adjetivo precário e o sufixo -dade.

Riqueza – rico (radical) + eza (sufixo).

Depois de saber essa palavra, gostaria de saber a extensão do seu significado. Será tão extenso como o significado da palavra do sufixo “wal” e da palavra 'valore'?

Origem etimológica:feriado + -ão.

Origem etimológica:escuro + -i- + -dão.

Origem etimológica:sofrer + -imento.

Olhar é palavra formada por derivação imprópria, pois o verbo está empregado como substantivo; tristeza é subs- tantivo formado a partir do acréscimo do sufixo -eza ao adjetivo triste; desilusão é um substantivo formado por derivação prefixal (des- + ilusão); conjuntivite é formada por derivação sufixal (conjuntiva + - ...