Qual o substituto da ranitidina?

Perguntado por: dvidal . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

“Em termos de potência, poderíamos substituir a ranitidina por famotidina ou cimetidina, que não estão com lotes contaminados. Se você quiser um efeito um pouco mais potente, deve ser usada a classe dos omeprazóis” recomenda Tomás Navarro.

O omeprazol na dose de 1 mg/kg a cada 24 horas apresentou-se mais eficaz em aumentar o pH intragástrico em cães (BERSENAS et al, 2005; Tolbert el al, 2011) e em gatos, comparado a ranitidina e famotidina (PARKINSON et al, 2015). A ranitidina apresenta pouco efeito no aumento do pH gástrico.

Quais as contraindicações do Cimetidina Comprimido Teuto? Este medicamento é contraindicado em pacientes com alergia conhecida à cimetidina ou a qualquer outro componente do medicamento. Não use este medicamento se você estiver fazendo uso do medicamento dofetilida, indicado para tratar arritmia cardíaca.

Em cumprimento à mesma resolução, comunicamos que a fabricação do medicamento LAFEPE CIMETIDINA® foi descontinuada definitivamente pelo Lafepe devido à sua exclusão da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME).

A domperidona é um medicamento que torna mais rápida a movimentação do alimento através do esôfago, estômago e intestinos, de tal maneira que o alimento não fique parado por muito tempo em um mesmo local, ou haja refluxo do mesmo. O controle dos sintomas é observado progressivamente com o decorrer do tratamento.

Diversas pesquisas apontam que tanto o Omeprazol – o mais famoso dos IPBs – quanto os demais medicamentos da “família zol” (Pantoprazol, Exomeprazol, Lansoprazol, Dexlansoprazol e Rabeprazol) possuem o mesmo mecanismo de ação e são equivalentes com relação ao efeito e tempo de duração do tratamento – normalmente, entre ...

O Omeprazol é indicado para tratar esofagite de refluxo, gastrite, úlcera gástrica e úlcera duodenal. Ele também funciona como um protetor gástrico para quem vai usar medicamentos que “machucam” o estômago.

Concluíram que seus efeitos são equivalentes: “No final, a decisão hoje é sobre o preço”, diz Daniela, da Unifesp. “Se o médico receitar pantoprazol, os resultados serão tão bons quanto se tivesse receitado o omeprazol”.

  • Adicionar Esomeprazol 40mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 40MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Esomeprazol 20mg EMS Genérico com 28 Comprimidos. ESOMEPRAZOL 20MG CPR 28 EMS GEN. ...
  • Adicionar Kit 3 Pantoprazol 40mg Medley Genérico com 42 Comprimidos cada. ...
  • Adicionar Dexilant 60mg com 60 Cápsulas.

Indicações de uso. Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Cimetidina 200mg é um medicamento que reduz a acidez no estômago, sendo indicado para tratar úlceras estomacais e duodenais; tratar e prevenir sangramento das úlceras; tratar de azia e outros problemas decorrentes do excesso de ácido no estômago.

Este medicamento contém como substância ativa a cimetidina, que reduz a acidez do estômago, sendo eficaz no tratamento de úlceras gástrica e duodenal e em algumas outras situações em que é necessário reduzir a acidez do estômago.

Como todo medicamento, a cimetidina pode causar efeitos indesejáveis. As reações adversas com a cimetidina estão listadas abaixo, por frequência. Dor de cabeça, tontura, diarreia, dores musculares (mialgia), cansaço e erupções cutâneas (reações alérgicas na pele).

A bromoprida está indicada para:
Refluxo gastroesofágico (presença de conteúdo ácido dentro do esôfago proveniente do estômago); Náuseas e vômitos de origem central e periférica (cirurgias, metabólicas, infecciosas e problemas secundários ao uso de medicamentos).

A Domperidona é um medicamento utilizado no tratamento da má digestão, tornando mais rápida a movimentação dos alimentos no esôfago, estômago e intestinos. Sua ação evita os sintomas de refluxo, dor abdominal alta, desconforto por gases e azia. Ainda é eficaz para tratar e evitar o enjoo, a náusea e o vômito.

Apesar de ser um medicamento seguro e com baixo potencial de provocar de efeitos adversos, a domperidona pode estar associada a um risco aumentado de arritmias cardíacas graves, particularmente quando são usadas doses diárias acima de 30 mg ou quando o fármaco é utilizado em pacientes com mais de 60 anos.

Com base nas evidências trazidas à tona pelos estudos e alertas analisados, é importante que os profissionais da saúde e os pacientes sejam advertidos sobre os riscos associados ao uso de domperidona, visando sempre o uso racional do medicamento.

O uso contínuo (por algumas semanas) de omeprazol é recomendado para o tratamento de algumas doenças do estômago, sendo que em alguns casos o tratamento prolongado é necessário. Até o momento não foram encontradas evidências de que seu uso prolongado possa causar algum dano para o paciente.

O Omeprazol faz parte da classe de medicamentos inibidores da bomba de próton, que em geral são bem tolerados e raramente apresentam efeitos colaterais. Mas, em caso de uso prolongado, podem surgir complicações indesejadas, ou seja, diversos tipos de reações, entre elas: Dor de cabeça; Náuseas.