Qual o substantivo derivado primitivo de pão?

Perguntado por: aalmeida8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Pão é um substantivo primitivo. Os seus substantivos derivados seriam: padeiro, padaria, etc. Espero ter ajudado.

Os substantivos derivados tratam-se de substantivos originados em outras palavras da língua portuguesa, isto é, são substantivos primitivos. Nesse contexto, os derivados de pão são: padaria, padeiro, panificação, etc.

As palavras que não são originárias de outras são consideradas substantivos primitivos: "casa", "livro", "folha", "pedra", "carta", "dente", "chuva", "sapato".

Primitivo: quando não derivam de outras palavras, como pão, escola, dente.

Palavras primitivas: são palavras que servem como base para a formação de outra e que não foram formadas a partir de outro radical da língua. Exemplos: pedra, flor, casa. Palavras derivadas: são palavras formadas a partir de outros radicais.

Segundo Kahneman, nosso cérebro se divide em dois: o mais primitivo, que ele chama de cérebro rápido, e o mais moderno, o córtex pré-frontal, que ele chama de cérebro lento. O cérebro rápido está sempre buscando a gratificação instantânea, não está nem aí para nosso eu futuro.

Olá, a resposta é Chuva.

A palavra dentista é derivada do substantivo primitivo dente.

laranjada (do substantivo primitivo laranja) livraria (do substantivo primitivo livro)

Substantivo primitivo: o substantivo primitivo é aquele que não se origina de outras palavras, mas dá origem a outras. Exemplos: pedra, jornal, gato, terra, fogo, carroça, avião... Substantivo derivado: o substantivo derivado é aquele que se origina de outras palavras( dos substantivos primitivos).

O termo "pão" origina-se do latim pane.

A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Ali ele era considerado um alimento básico e era um símbolo de poder. Os pães preparados com trigo de qualidade superior eram destinados apenas aos ricos.

Ele é primitivo, os derivados serão leiteiro, leitoso, leiteira e assim por diante.

O substantivo primitivo é folha, isto quer dizer que, foi formado sem a necessidade de uma palavra já existente. Por sua vez, os substantivos derivados, como o caso de folhagem, foi constituído por uma palavra que já existe, como é o exemplo de folha, e que a partir dela, constituiu-se as demais palavras.

Palavras primitivas: aquelas que, na língua portuguesa, não provêm de outra palavra. Ex.: pedra, flor. Palavras derivadas: aquelas que, na língua portuguesa, provêm de outra palavra. Ex.: pedreiro, floricultura.

Encontrando primitivas. Dada uma função f, definida num intervalo I, uma primitiva de f em I ou uma anti-derivada de f em I é uma função F, definida em I, tal que , para todo x em I. Dessa maneira, observamos que o processo de primitivação - isto é, encontrar primitivas - é o inverso do processo de derivação.

Além da piscina, é bom lembrarmos outras palavras derivadas de peixe: pisciano (quem nasce sob signo de Peixes); piscicultura (arte de criar e multiplicar peixes); pisciforme (que tem forma de peixe); piscoso (lugar em que há muito peixe).

Uma palavra primitiva pode originar várias palavras derivadas. Se tratando de “livro”, tal palavra já é primitiva, podendo, então, a partir dela, originar alguns substantivos derivados, como: livraria, livreiro, livrinho e livreto.

frutaria

Um substantivo derivado de “fruta” é “frutaria”.

boa, geiselucid.

cafeteira, cafeína, cafezal, cafezinho, cafetaria, cafeteiro.