Qual o som da pneumonia?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Os sons da respiração bronquial são levemente mais intensos, mais ásperos e têm tonalidade mais elevada; normalmente eles podem ser auscultados ao longo da traqueia e de áreas de consolidação pulmonar, como ocorre com a pneumonia.

São representados pelos estertores, ruídos audíveis na inspiração ou expiração, superpondo-se aos sons respiratórios normais. Podem ser crepitantes (finos) ou subcrepitantes (grossos). Os estertores finos ou crepitantes ocorrem no final da inspiração e têm frequência alta, isto é, são agudos.

Murmúrio ou som vesicular
Em suma, este som é caracterizado por uma inspiração de intensidade e duração maior, bem audível e suave, seguido de uma expiração curta e menos audível.

Falta de ar ou dificuldade respiratória; Confusão mental; Fraqueza; Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada.

Pneumonia
No entanto, surtos de pneumonia também estão atrelados às mudanças bruscas de temperatura, sendo mais comuns no inverno. A pneumonia causa tosse com muco, acompanhada de febre alta, dificuldades de respirar, falta de ar e dor no peito (podendo haver um chiado durante a respiração).

Roncos: local da ausculta – primeiramente, sobre a traqueia e os brônquios, mas, se for alto o suficiente, pode ser ouvido sobre a maior parte dos campos pulmonares. Causados por fluido ou muco nas vias aéreas maiores, causando “turbulência” e espasmo muscular. É mais ouvido durante a expiração.

Qual exame detecta pneumonia?

  1. 1 – Radiografia de tórax. Esse é um teste bem comum quando se trata do diagnóstico de pneumonia. ...
  2. 2 – Exames de sangue. Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual exame de sangue detecta pneumonia, mas, na verdade, existe mais de um teste com esse propósito. ...
  3. 3 – Oximetria.

Sinais de alerta. Em pessoas com sibilos, os seguintes sintomas merecem atenção especial: Dificuldades respiratórias, perda da capacidade respiratória ou redução do nível de consciência. Inchaço facial ou da língua.

Os sibilos são sons ou ruídos respiratórios auscultados (ouvidos com auxílio do estetoscópio) ao exame físico ou relatados pelo paciente. Popularmente, são descritos como chiado no peito, piado, pieira ou miado de gato.

O chiado no peito é um som agudo e estridente que ocorre durante a respiração e pode ser audível tanto para a própria pessoa quanto para as pessoas ao redor. O som pode parecer um assobio ou uma wheeze, como é chamado em inglês.

Tipos de sons pulmonares
Estertores: os sons estertores parecem pequenos “cliques”. Acredita-se que os sons estertores ocorrem quando o ar abre as vias aéreas fechadas. Roncos: os roncos ocorrem quando o ar é obstruído nas vias respiratórias. Ele é muito comum durante a noite, enquanto a pessoa está dormindo.

O estridor é um som semelhante aos sibilos que se ouve quando uma pessoa respira e que geralmente é devido à obstrução do fluxo de ar na traqueia ou na parte posterior da garganta. Causas comuns: Bronquite aguda.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

Som claro pulmonar: som da percussão pulmonar normal, entre a maciez e o timpanismo. Som timpânico: som característico de estruturas “ocas” com grande quantidade de ar no parênquima pulmonar ou na cavidade torácica. É encontrado em casos de enfisema pulmonar e pneumotórax.

As pneumonias compartilham alguns sintomas semelhantes com as gripes e resfriados, mas geralmente existem características que permitem diferenciá-los facilmente. Na pneumonia, costuma haver febre alta, acima de 38ºC, enquanto resfriados provocam febre baixa.

Com manifestações parecidas, diferenciar a pneumonia da bronquiolite pode se tornar uma tarefa complicada, mas é essencial identificá-las com o auxílio de um médico para definir a melhor forma de tratamento. As duas doenças foram tema do Fórum Estadão Think realizado em maio de 2022.