Qual o sol mais forte do dia?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

A radiação UV é normalmente mais intensa durante as horas anteriores e posteriores ao meio-dia, sendo menos intensa durante as primeiras horas da manhã e ao final da tarde/início da noite (ver Figura 1).

“O principal risco de se expor sem nenhuma proteção ao sol durante as 10h até as 16h é a queimadura solar.

entre 10h e 15h

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Contudo, por haver maior quantidade de raios, isso pode apresentar riscos mais elevados. Para evitar queimaduras, descamação, manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele, é necessário evitar os horários mais intensos, como o sol do meio dia, e respeitar as suas particularidades.

O sol do início da manhã é mais fresco, menos quente e não é prejudicial à saúde, pelo contrário, faz bem seu corpo receber os primeiros raios solares do dia.

“O melhor horário para tomar sol é antes das 10h ou após as 16h. Mas mesmo assim tem que estar com o protetor solar”, alerta. Esses horários são os mais recomendados, pois são aqueles que o sol é mais brando e menos prejudicial à pele.

Os raios ultravioletas, apesar de serem lesivos à pele, são os que facilitam o metabolismo da vitamina D. A incidência dessa radiação costuma ser entre as 10:00 h e às 16:00 h (considerar o horário de verão), bastando a exposição de 20 minutos.

Prefira um guarda-sol com tecido grosso ou, se disponível, proteção UV, como são os mais modernos. Os de tecidos sintéticos oferecem pouco apoio", indica Mandelbaum.

O formato mais simples de divulgação das informações permite que qualquer um saiba agora que o dia mais perigoso para sofrer uma agressão (lesão corporal dolosa) é no domingo, principalmente entre 17h e 23h — período que concentra quase 10% dos casos de toda a semana.

A temperatura mais alta ocorre usualmente no começo ou meio da tarde, enquanto o pico de radiação ocorre ao meio dia. A defasagem entre temperatura e radiação resulta principalmente do processo de aquecimento da atmosfera.

O melhor horário para tomar sol é quando há maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a produção de vitamina D, o que acontece no horário entre 10h e 15h.

intestino

O intestino absorve a vitamina D, junto com as gorduras e com a ajuda da bile. Após ser esse processo, ocorre a conversão do nutriente na pele em hormônio ativo por meio dos raios ultravioletas e, por isso a importância do sol.

Nas palma das mãos, devido ao estrato lúcido (camada de pele) que absorve a energia fotônica proveniente do sol, durante 10 a 15 minuto nos primeiros 3 dias e 5 minutos por dia para manutenção da energia fotônica celular, e não esqueça: É sem protetor solar!

Para melhorar esse processo, o corpo deve estar o máximo exposto possível. O ideal, inclusive, é usar traje de banho – mas tomar sol no rosto, mãos, braços e pernas, ou caminhar com os braços expostos à luz do dia, já é suficiente.